Início Jornalismo Notícias Gramado recebe capacitação que está testando protocolos do setor de eventos

Gramado recebe capacitação que está testando protocolos do setor de eventos

289
0
Foto: Divulgação

Uma atividade de capacitação e teste de protocolos sanitários está ocorrendo hoje, durante todo o dia, em Gramado, envolvendo exatamente o setor de eventos do estado. A iniciativa é do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau e tem apoio dos conventions de Bento Gonçalves (que já recebeu capacitação semelhante) e de Porto Alegre (que deverá tê-la assim que os protocolos das bandeiras permitirem).

O propósito deste evento é colocar na prática alguns protocolos desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde e pelas instituições e entidades ligadas a eventos. O que antes estava apenas escrito agora está sendo colocado em prática a fim de atestar o que precisa ser aprimorado.

“A partir disso vamos analisar o que é fundamental, que está dando certo, e o que precisa ser ajustado ainda para que a gente tenha, sim, a liberação das autoridades para que possamos retomar todos os eventos que estão programados ainda para este ano”, comentou Régis Stuani, captador de eventos associativos do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias.

O setor de eventos é um dos mais afetados pela pandemia, dado que suas atividades estão completamente paralisadas desde meados de março. Há cerca de um mês o segmento, principalmente através do Grupo Live Marketing, apresentou sugestões de protocolos ao Governo do Estado. A expectativa é de que nesta semana parte deles já seja aceita e que pequenos eventos possam ocorrer em cidades de bandeira laranja.

Em Gramado, a capacitação está ocorrendo nos hotéis Wish Serrano e Master Gramado, que cederam seus espaços sem custo para a realização da prática. Na programação estão café cultura, pocket show, ensaio de formatura, casamento, almoço e palestra fechada. As lotações máximas de cada espaço constam na programação.

Simulação de formatura (Foto: Divulgação)

“O evento está mostrando bastante êxito. A abertura foi bem emocionante porque depois de seis meses foi o primeiro evento, este treinamento. Os principais protocolos que estamos apresentando aqui são, além do distanciamento, a aferição de temperatura, as pessoas pegam a sua própria máscara, tendo o menor contato possível, e todo o distanciamento entre cadeiras e mesas”, comenta Stuani.

O projeto foi idealizado pela consultora Vaniza Schuler e apoiado pelas equipes dos Convention & Visitors Bureau de Gramado e Canela, Bento Gonçalves e Porto Alegre. “A grande maioria dos eventos acontece em ambientes muito mais seguros do que várias estruturas já liberadas durante a pandemia. Buscamos evidenciar no treinamento essa realidade, para solicitar isonomia nos critérios de flexibilização e, por consequência, auxiliar a recuperação das empresas, dos profissionais do setor e dos destinos, assegurando um retorno adequado e responsável”, comenta Vaniza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui