Início Jornalismo Notícias Em forma de teste, Marchezan libera jogos da dupla GreNal em Porto...

Em forma de teste, Marchezan libera jogos da dupla GreNal em Porto Alegre e sinaliza com flexibilizações para o comércio

85
0
Estádio Beira-Rio (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O prefeito Nelson Marchezan Junior decidiu permitir a volta das partidas da dupla GreNal em Porto Alegre a partir deste domingo. A flexibilização ocorre após semanas de negociação com as direções de Grêmio, Inter e da Federação Gaúcha de Futebol. O prefeito sinalizou, no entanto, que a medida funcionará como um teste.

“Em nenhum momento nós duvidamos da capacidade dos clubes, dos seus protocolos de saúde. Sempre a questão foi da mensagem que nós poderíamos passar de maneira equivocada”, destacou Marchezan.

Segundo ele, essa mensagem equivocada poderia ser transmitida principalmente aos profissionais da saúde, que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia, e aos empresários que sofrem, desde março, com diversas restrições para o funcionamento dos seus estabelecimentos.

Os presidentes do Grêmio, Romildon Bolzan Júnior, do Inter, Marcelo Medeiros, e da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, agradeceram a sensibilidade da prefeitura neste momento e reforçaram o cumprimento de todas as medidas pelos profissionais envolvidos nas partidas.

“Que o futebol possa vir a ajudar a construir uma mensagem de apoio, para a conscientização. Para enfrentar tudo isso, precisamos não somente de atitudes, mas de conscientização e de gestos. Nós queremos jogar com respeito à vida e a todos aqueles que estão na ponta”, comentou Romildo Bolzan.

“Nós, juntos, podemos passar uma mensagem muito maior, mais ampla e positiva. Estamos lutando contra o mesmo inimigo. O futebol tem uma força muito grande, de poder se comunicar com a comunidade gaúcha e porto-alegrense”, complementou Marcelo Medeiros.

O presidente da FGF, Luciano Hocsman, ainda frisou que o voto de confiança dado pelo município será respeitado e que o plano para a retomada foi construído por todos. Os jogos, obviamente, ocorrerão sem a presença de torcida, como já tem sido feitos no interior.

Comércio. No final da live em que anunciou a possibilidade dos jogos na Arena e Beira-Rio, Marchezan comentou que na semana que vem vai começar a discutir com as entidades empresariais o início de um planejamento de diminuição de restrições, se a demanda por leitos de UTI não aumentar e se a circulação diminuir ou não aumentar o suficiente para pressionar os hospitais de Porto Alegre.

Ele pediu que a mensagem de Grêmio e Inter, no domingo, chegue de maneira forte nas pessoas, justificando as partidas na Capital. “É para ser uma mensagem de força, apoio e união. Por mais alguns meses, vamos ter que ter muita cautela”, finalizou o prefeito.

Nos últimos três dias, a curva de ocupação de leitos de UTI em Porto Alegre por pacientes com Covid-19 estabilizou, mas ainda num patamar elevado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui