Início Colunas CONHEÇA O AUTISMO: Tempo de reflexão

CONHEÇA O AUTISMO: Tempo de reflexão

205
0

Por Marco Antonio Moreira, estudante de Jornalismo, aspie

Durante estes tempos de pandemia, somos obrigados a refletir. Pensar sobre o nosso passado, presente e futuro é uma forma de ocupar nosso cérebro. Nunca poderíamos imaginar viver momentos tão históricos que desafiam não somente a nossa saúde física, como também a nossa saúde mental.

Gosto de fazer planos para quando esta situação do covid-19 ficar mais leve. Fico pensando muito em mudar meu estilo de roupa, pintar o cabelo, iniciar alguma nova atividade (como aulas de canto por exemplo) ou começar a ir regularmente fazer exercícios em uma academia. É algo bem comum planejar o futuro, mesmo que possa haver obstáculos no caminho.

Tem os pensamentos bons, mas há também vezes em que nossa mente gosta de nos “pregar peças” e fazer com que nos culpemos por situações passadas e/ou questões mal resolvidas do presente. Admito que recentemente passei por momentos complicados de solidão no isolamento. Meus amigos estão meio afastados e tem momentos que tudo que eu queria era rir um pouco e ouvir a voz deles. Durante estes momentos de carência, acabo me culpando muito por diversas questões internas, mas não me sinto à vontade de tocar nesses assuntos no momento.

Refletir é bom. Fazer planos também. Mas precisamos ter cuidado em como manejamos nosso cérebro. Não podemos nos culpar tanto ou nos “torturar” para que planos futuros sejam cumpridos.  Nunca imaginamos viver momentos tão incertos, e precisamos saber lidar da melhor maneira com a nossa saúde mental durante este ano de 2020.

Se cuide!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui