Início Colunas CONHEÇA O AUTISMO: Baixa auto-estima

CONHEÇA O AUTISMO: Baixa auto-estima

492
0

Por Marco Antônio Moreira, estudante de Jornalismo, aspie

Eu tento melhorar, mas tem muitos momentos em que me sinto pra baixo comigo mesmo. Nestes momentos, minha auto-estima começa a diminuir. Me culpo por diversos motivos: minha aparência, minhas inseguranças para lidar com relacionamentos (sejam amorosos ou amigáveis), minha falta de vontade para fazer minhas obrigações e o questionamento que mais me machuca, as pessoas realmente gostam de mim ou apenas me suportam?

Geralmente as pessoas tendem a achar que auto-estima compreende apenas a questão da nossa aparência física, mas na verdade vai muito além. São muitas reflexões que vem à mente, interligadas uma na outra. O problema é quando estas dúvidas e pensamentos começar a abaixar a minha confiança. Começo a me sentir mal com as cobranças que eu mesmo faço e me torturo psicologicamente.

Às vezes, chego a me autoagredir.Tem vezes que nestas autagressões chegam a aparecer marcas e machucados, causadas por mim mesmo. Penso que me culpo demais e esqueço que estou vivendo um momento muito bom da minha vida, onde tenho estudos, amigos, uma coluna semanal e principalmente maturidade para lidar com situações que até alguns anos atrás não conseguiria enfrentar.

Depois destes momentos de incertezas, eu levo um tempo pra me recuperar. Escrevo este texto em um momento complicado em todo o planeta, onde o distanciamento social me deixa refém da minha mente certas vezes. Uma hora estou bem, na outra mudo completamente, depois estou bem, e assim vai, uma montanha-russa emocional que tem seus altos e baixos.

Fiquem bem e lembrem-se: vocês são maravilhosos, não importa o que digam!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui