Início Jornalismo Notícias FIC 2019 discute comportamento em tempos de comunicação digital

FIC 2019 discute comportamento em tempos de comunicação digital

1836
0

O Festival de Interativadade e Comunicação – FIC 2019 cumpriu sua missão! Em dois dias de evento, centenas de pessoas passaram pela Unisinos onde, além de muito contato profissional, participaram de importantes debates sobre o comportamento humano e sobre a sociedade em tempos de comunicação digital.

Alguns temas se destacaram: fake news e, claro, guerras virtuais em tempos de tanta polarização política. Andre Fan, jornalista e diretor do programa Que Mundo É Esse, veiculado na Globo News, abriu o FIC 2019 falando sobre a experiência de viajar o mundo em busca de um olhar diferente de pautas tradicionais. Ele falou sobre o mergulho no mundo das Fake News que fizeram na Macedônia, sobre a crise migratória na Europa e sobre a logística de fazer um programa que não tem controle de narrativa. “A gente tem três roteiros: o primeiro fazemos antes de viajar; o segundo fazemos durante as viagens; o terceiro fazemos já no Brasil, tentando juntar o melhor das entrevistas e dos materiais que encontramos”, contou Fan.

O segundo dia do evento teve uma entrevista com o também jornalista Leandro Demori, editor-chefe do The Intercept Brasil, que liderou a chamada Vaza Jato. Demori falou sobre o papel do jornalismo em tempos de ódio nas redes sociais, a importância da credibilidade, da veracidade do conteúdo e do interesse público. “Se há veracidade e interesse público, sim, o jornalista tem o dever de publicar a história”, disse.

Outro ponto levantado por Demori, a ética, foi pauta de quase todas as palestras. Em tempos de tanto ódio, tanta informação, tanta fake news e tanta manipulação, é preciso valorizar ainda mais a ética. Seja nas relações pessoais ou nas profissionais.

A comunicação tem um papel social muito importante, especialmente nas democracias. Por isso, o FIC 2019 tem papel tão relevante ao debater os impactos sociais e antropológicos da comunicação digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui