Início Colunas ARTIGO: PORTO ALEGRE SERÁ UMA CIDADE TURÍSTICA?

ARTIGO: PORTO ALEGRE SERÁ UMA CIDADE TURÍSTICA?

2198
4

ÁLVARO MACHADO, mestre em Turismo

O primeiro passo para uma cidade se tornar turística é seus moradores a verem como uma cidade capaz de atrair turistas seja pela sua natureza, sua cultura, patrimônio, história ou estrutura. Quando pensamos na nossa capital, qual o nível de atratividade para o turismo imaginamos?

Uma cidade que não tem muito o que oferecer para quem vem de fora? Uma cidade maltratada em seus espaços públicos? Com poucos atrativos históricos ou ambientais capazes de gerar fluxo de visitantes? Ou imaginamos uma cidade que se reinventa para se tornar um espaço moderno e adequado para seus moradores e para quem se aventurar a defini-la como um destino de turismo?

Pensar a cidade é fundamental para que realmente possamos ingressar em um dos mercados mais importantes do mundo, o turismo. E turismo é uma equação simples: gente que sai de sua casa, deixa seu cotidiano, o trabalho e se dirige a um lugar que também vive seu cotidiano, porém, se organiza para oferecer experiências diferentes a quem chegue por lazer, para realizar algum trabalho temporário, para participar de algum evento, mas, principalmente para trocar momentos de vida com quem vive e produz aqui.

Pensar a cidade com o olhar de quem a visita é um importante passo para que possamos criar uma atmosfera positiva para receber quem nos visite. E esse olhar atinge todas potencialidades que podemos vivenciar, melhorar, reinventar e desfrutar em comunidade.

Quando entendemos que o turista não é um intruso, mas um curioso, percebemos que cabe a cada cidadão da cidade ser um agente capaz de oferecer o que de melhor nossa cidade possui: sua memória, seus atrativos e suas construções coletivas. Esse envolvimento de cada cidadão é o único capaz de nos fazer viver, experimentar e apresentar a quem chega um grande destino.

Vamos falar mais disso.  

4 COMENTÁRIOS

  1. De certa forma vejo governos que fazem algumas ações no sentido de promover o turismo. Acho que a promoção para a copa do mundo, apesar de alguns improvisos foi bem sucedida para que a população tomasse contato com as necessidades de um turista. Uma ação essencial é criar centros de informação e apoio ao turistas nos principais pontos e vias de acesso a capital, além do aeroporto e rodoviária.

  2. Esse artigo me leva a pensar : quais os atrativos da nossa cidade para quem não a conhece ? Em que espaços de Porto Alegre eu levaria um visitante ? Somos nós, receptivos aos que vem de fora ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui