Início Jornalismo Notícias Cuidados em casa auxiliam o sistema de saúde

Cuidados em casa auxiliam o sistema de saúde

171
0

Você já ouviu falar em desospitalização? Ainda em tratamento, o paciente deixa o ambiente hospitalar e segue com cuidados em casa ou outro espaço de forma segura. O tema foi debatido recentemente em Porto Alegre na 1a Jornada de Desospitalização de Transição de Cuidados,  promovida pelo Sindihospa – Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre.

“Precisamos avançar nesta questão”, defende o presidente da entidade, Henri Chazan. O debate reuniu não apenas a cadeia hospitalar, mas também a de serviços de home care. Uma das experiências trazidas à capital gaúcha foi a do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. A enfermeira Thais Gouveia revelou que entre 2013 e 2018 houve um crescimento de 251% nas solicitações de desospitalizações. “A alta segura atende às expectativas do paciente e do gestor”, defende destacando a humanização e a otimização dos custos.

Gouveia destacou que mesmo estando no centro do tratamento, não é apenas o internado que é relevante neste movimento. Ela defende foco na família e no seu entorno. É necessário que todos recebam esclarecimentos sobre todo processo. Aqui em Porto Alegre hospitais como a Santa Casa, São Lucas e Conceição tem criado programas neste sentido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui