Pular para o conteúdo principal

Como um ônibus lotado prova que uma passagem bíblica não aconteceu

Se você já teve de embarcar em um ônibus lotado e fazer a viagem de pé, sabe que a primeira coisa a fazer é se afirmar em um banco ou em uma barra de proteção. Caso você não se apoie, se o motorista precisar dar uma freada brusca, você será lançado para frente - ou seja, para o sentido em que o ônibus está se movimentando - e poderá cair.


Isso ocorre devido à Primeira Lei de Newton que, em termos simples, diz que "um corpo em repouso tende a permanecer em repouso e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento". Na verdade, ao entrar no ônibus, você tem a impressão de estar parado e só sabe que o veículo está se movimentando devido à paisagem que se modifica na janela. No entanto, a impressão que você tem de estar parado se dá pelo fato de que, uma vez dentro do ônibus, você está se movimentando à mesma velocidade dele. Quando o meio de transporte freia bruscamente, você continua com a velocidade com a qual estava e, por isso, é lançado na direção do movimento após a parada.

Este fato corriqueiro é o suficiente para provar que uma famosa passagem da Bíblia não aconteceu - ou, ao menos, como está descrito no livro sagrado. Trata-se de Josué 10, 12-14, que descreve uma cena ocorrida durante uma batalha do exército do personagem bíblico contra os de Gibeon. A passagem diz que:

Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro.
E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel.
Josué 10:12-14

Ou seja, a fim de obter uma vantagem sobre seus inimigos, o Senhor fez com que o Sol e a Lua parassem de se movimentar para que Josué e seu exército pudessem vencer seus inimigos. Só que existem vários problemas físicos com essa passagem.

Primeiramente, esta passagem só teria sentido se pudéssemos assumir, como verdadeiras, duas condições:

I - A Terra está parada e o resto do Universo move-se ao seu redor;
II - A Terra é o centro do Universo - ou, pelo menos, do Sistema Solar.

Somente essas duas condições poderiam dar sentido à passagem, pois Josué pede para que o Sol e a Lua fiquem parados. Portanto, do ponto de vista do personagem, quem está parado é ele e todo o resto se move ao seu redor. Vários estudiosos bíblicos poderiam argumentar que o modelo de Universo do povo hebreu daquele tempo preconizava o geocentrismo. No entanto, desde o século XVI, sabemos que este modelo está errado: na verdade, é o Sol que fica imóvel (para todos os efeitos) no centro do Sistema Solar e são os planetas, as luas, os asteroides e tudo o mais que giram ao seu redor. Por isso, falamos em movimento aparente do Sol, pois quem está se movimentando, na verdade, somos nós.

Mas tudo bem: Josué não tinha obrigação de saber disso naquele tempo (apesar de que o Deus criador do Universo estava ao seu lado...). Logo, podemos assumir que foram a Terra e a Lua que pararam de girar... mas isso também traria vários outros problemas.

Lembre-se que nada no Universo funciona de forma isolada. Assim, para que o nosso planeta parasse de girar, praticamente todo o resto do Cosmo também precisaria ficar imóvel. Tirando isso, ainda existe outro detalhe importante, relacionado à viagem de ônibus citada no começo do texto.

Se você ler a passagem com atenção, verá que, segundo a narração, o Sol e a Lua pararam de se mover imediatamente. Portanto, podemos assumir que o movimento rotacional da Terra cessou de uma hora para a outra. Se isso acontecesse, teríamos uma tragédia de proporções inimagináveis.

Lembra que a lei da Inércia dizia que um corpo parado tende a permanecer parado e um em movimento tende a permanecer em movimento? Pois então: o movimento de rotação da Terra ocorre a uma velocidade de, aproximadamente, 1675 km/h. Assim como no ônibus, nós não sentimos essa velocidade porque estamos todos também nos movimentando junto com o planeta.

Mas se a Terra parasse de girar de repente, então tudo que estivesse na superfície terrestre seria lançado no ar, no mesmo instante, de Leste para Oeste. Os objetos, as árvores, os animais, as pessoas, as casas e tudo o mais continuariam se movimentando como as pessoas num ônibus. Praticamente tudo que estivesse sobre o Planeta seria destruído e milhões de pessoas provavelmente morreriam ao "sair voando", incluindo os guerreiros hebreus.

Como uma catástrofe desse tipo não está descrita no livro e não se tem notícia de algo assim na História, conclui-se que a passagem não pode ter acontecido... ao menos não do jeito descrito no livro sagrado.

Recentemente, alguns cientistas levantaram a hipótese de os fatos descritos se referirem a um dos primeiros eclipses solares documentados na História. No entanto, tenho minhas dúvidas, pois não consigo ver como um eclipse, que faria com que todo o campo de batalha ficasse obscurecido, poderia ajudar os guerreiros.

Já para aqueles que preferem buscar uma explicação na própria Bíblia, há o argumento de que "a Bíblia é a perfeita palavra de Deus no imperfeito sotaque humano", ou seja, é isso que ela diz, mas não é isso que ela quer dizer. Mas se levarmos em consideração essa lógica, logo chegaremos à conclusão de que nenhuma parte do livro sagrado é confiável.

Portanto, o mais lógico é admitir que esta passagem relata uma lenda e que este fato não aconteceu.

Comentários

  1. Meu comentário não tem nada a ver com o pos. Porém preciso que por favor me tire uma dúvida, Estava lendo sobre sua matéria sobre as configurações dos novos modems(como os da sagemcom fast 2705), fiz todo o processo correto, porém a primeira senha descriptograda não funcionou. Tenho que ficar descriptografando e testando até achar o correta? Por favor me responda! No aguardo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.