Pular para o conteúdo principal

Como as fake news espalham o ódio pelo RS

O drag queen Pablo Vittar vai fazer um show no Rio Grande do Sul. Esta seria uma notícia sem importância se não fosse por um detalhe: o tal espetáculo vai ocorrer em 20 de Setembro, dia da Revolução Farroupilha.



A indústria das fake news conseguiu despertar o ódio dos gaúchos. No centro da discussão, o espetáculo de um cantor homossexual no dia mais importante do ano para os gaúchos. Em xeque, a "macheza" característica do nosso povo contra uma sexualidade mais inclusiva e a preocupação para com a preservação das tradições gaúchas.


Embora para mim, um artista que canta uma letra como "Eu não espero o carnaval chegar pra ser vadia/Sou todo dia, sou todo dia!" nem seja motivo de assunto, cabe esclarecer o que houve. Tudo começou quando o apresentador e "jornalista" Luciano Potter postou uma matéria no site de ZH intitulada "Dia da Revolução Farroupilha terá show da drag Pabllo Vittar em Porto Alegre". A matéria, em si, é um desastre completo, com seu autor fazendo trocadilhos com o Hino Sul-Riograndense a cada parágrafo - e até na legenda do título!

Aí está a indústria das fake news em ação! O show de Pablo Vittar nada tem a ver com a Revolução Farroupilha! Pablo não vai se apresentar durante o desfile ou outra formalidade qualquer típica do nosso dia. Serão dois eventos distintos: o desfile, organizado pelo movimento tradicionalista, e o show da drag, que vai acontecer no Pepsi on Stage. O MTG nada tem a ver com o show da drag!

Quem quiser ir ao desfile, vá; quem quiser ir ao show, pode ir, e quem quiser ir aos dois eventos, não há problema algum com isso.

Comentários

  1. Parabéns pela reflexão, simples e esclarecedora

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.