Pular para o conteúdo principal

Zeal permite ler documentação de sua linguagem favorita offline

Ter acesso à documentação de sua linguagem, framework ou sistema favorito é um requisito para qualquer desenvolvedor, desde os iniciantes até os profissionais. Hoje em dia, isso é muito simples: basta acessar o site da linguagem e, em poucos cliques, você já terá acesso à documentação desejada.



Infelizmente, no Brasil, algo tão trivial como isso ainda não é óbvio, pois muitos desenvolvedores não possuem um acesso à internet decente, que lhes permita acessar a documentação necessária quando preciso. Estamos falando de desenvolvedores reféns de conexões com limites de dados ou com conexões lentas ou instáveis ou, ainda, que não têm conexão em casa!


Em uma situação como essa, o desenvolvedor precisa se adaptar e, procurando por uma solução, acabei encontrando o Zeal.


Este programa é um leitor de documentação offline para desenvolvedores. Ele permite ao desenvolvedor não apenas acessar a documentação necessária localmente, como também navegar por ela de forma fácil e intuitiva, de forma mais prática do que se ele apenas baixasse as páginas dos sites manualmente.


Para instalar o programa, siga as instruções desta página. Há versões para Windows (incluindo uma portátil) e para as principais distribuições de Linux e sistemas BSD. Após instalar, acesse o programa e você verá esta tela:


Tela inicial do Zeal.


No Zeal. as documentações são organizadas em Docsets. Assim, a primeira coisa a fazer é ir no menu Tools - Docsets e clicar na aba Available, para escolher as documentações a serem instaladas.


Docsets


Nesta tela, já é possível ver a quantidade abundante de documentações disponíveis. Praticamente todas as linguagens e tecnologias atuais estão listadas aí.


Para instalar uma documentação, basta selecioná-la na lista, clicar no botão Download e aguardar. Ao final do processo, a mesma vai aparecer na tela inicial do programa e você poderá navegar localmente pelo seu conteúdo, de forma fácil e intuitiva:


Lendo a documentação do JQuery.



Vantagens


A maior vantagem do Zeal é permitir que os desenvolvedores consultem a documentação necessária sem precisar estarem conectados constantemente à Internet, o que garante mais agilidade e economia de dados. Além disso, os conteúdos são obtidos ou das páginas oficiais ou da MDN (Mozilla Developer Network), garantindo sua exatidão. Isso sem falar que é possível atualizar os docsets já baixados.


O Zeal também pode ser utilizado em empresas. É possível criar o seu próprio docset, com a documentação de um framework ou de um produto interno, por exemplo, bem como escolher a pasta em que os mesmos serão armazenados. Assim, os funcionários podem ter apenas o programa instalado em seus computadores e a documentação pode residir em um servidor central. Com isso, a empresa pode reduzir custos de conexão.


Como se não bastasse tudo isso, o programa ainda tem plugins para os principais editores e IDEs, incluindo o Vim.



Desvantagens


Talvez a maior desvantagem do Zeal diga respeito à atualização da documentação. Embora o programa tenha um recurso que permita atualizar os docsets instalados, é o usuário quem deve fazer isso manualmente. Na outra mão, acessando-se a documentação online tem-se acesso à versão mais recente em tempo real. Mas isso é um problema recorrente de quem não pode ter uma conexão permanente e estável à Internet.


Outro problema é que os docsets ocupam um espaço em disco considerável após instalados. Eu baixei os docsets de HTML, CSS, JQuery e JavaScript e os mesmos ocupam cerca de 1 GB. Para quem tem um HD grande, ou está interessado em apenas uma linguagem ou tecnologia, isso não é um grande problema; mas para quem tem um SSD, que em geral tem uma capacidade bem reduzida, e desenvolve em várias linguagens, o espaço pode ser algo preocupante.


Outra desvantagem - que muitos não considerarão como tal - é o fato de que as documentações estão disponíveis apenas em Inglês. Embora saibamos que o domínio deste idioma é algo básico para qualquer desenvolvedor sério, iniciantes podem encontrar, nele, alguma dificuldade.



Conclusão


Em tempos nos quais nosso direito de ficar on line está cada dia mais ameaçado, ter ferramentas como o Zeal é algo fundamental, pois o desenvolvedor poderá consultar seu material mesmo em condições adversas e navegar por ele de forma fácil e intuitiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.