Pular para o conteúdo principal

O golpe do falso suporte técnico - fique ligado!

Não é só no Brasil que a roubalheira rola solta e os bandidos se aproveitam do cidadão de bem das maneiras mais criativas possíveis. Nos países de língua inglesa - notavelmente Estados Unidos, Reino Unido e Austrália - há um golpe muito famoso, que ocorre desde 2.008, chamado de "Technical support scam" e ele tem tudo a ver com o setor de informática. Podemos, aliás, compará-lo com os famosos golpes telefônicos que ocorrem no Brasil.



Em resumo, o golpe ode funcionar de duas maneiras: primeiro, quando o usuário está navegando por um site suspeito - como aqueles que supostamente permitem assistir filmes online -, ele é direcionado a uma página fraudulenta que o avisa que o seu computador teria sido bloqueado por causa de vírus e pede que o mesmo ligue para um número, geralmente gratuito, que supostamente seria da Microsoft. Em outras ocasiões, o usuário pode receber uma chamada dos golpistas, em que eles avisam que seu computador corre perigo. Especialistas dizem que a maioria das chamadas são originárias de algum lugar da Índia, o que pode ser verificado pelo sotaque dos falsos atendentes.


Uma vez conquistada a confiança do usuário, que deve estar morrendo de medo por ter seus dados em risco, o golpista tentará convencer a vítima a iniciar uma conexão remota, utilizando o TeamViewer ou outros programas menos conhecidos, como o ShowMyPC (estes programas, aliás, são legítimos).


Uma vez no controle do computador, o bandido fará uma rápida inspeção e apontará, à vítima, vários problemas que não existem. Por exemplo: ele poderá abrir o Visualizador de Eventos do Windows e apontar para itens marcados em vermelho, explicando que aquilo são erros graves, quando na verdade, em geral, são notificações totalmente normais.


Visualizador de eventos do Windows. Fonte: https://d2r5da613aq50s.cloudfront.net/wp-content/uploads/492340.image0.jpg


Com isso, o golpista tentará fazer com que a vítima contrate seus serviços de suporte ou adquira algum produto - em geral, spyware, através de seu cartão de crédito. Desnecessário dizer que, se a vítima cooperar, as informações de seu cartão serão roubadas e utilizadas para fins escusos.


No entanto, se a vítima se recusar a pagar, as coisas podem sair muito mal. No controle do computador, o bandido poderá utilizar a ferramenta nativa do Windows syskey - que criptografa o banco de dados de senhas dos usuários - e impedir o dono do PC de usar seu computador.


É claro que esses golpistas são motivo de piada para profissionais de TI, que não se cansam de postar vídeos no YouTube fazendo-os cair em armadilhas e ter o que um bandido dessa espécie merece.


Mesmo que esse tipo de golpe (ainda) seja raro no Brasil, vale a pena ficar atento, tanto se você for viajar para outro país ou já ir se protegendo, caso algum marginal tenha a infeliz ideia de aplicar esse golpe por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.