Pular para o conteúdo principal

Análise forense de calculadoras

As calculadoras podem ser mais interessantes do que parecem. De fato, elas possuem alguns truques que a maioria das pessoas desconhece, mas como testar a precisão de um instrumento desses?



Acredite: as calculadoras não são todas iguais! Em resumo, podemos dizer que a parte principal de uma calculadora é um chip, responsável por fazer as operações. Mas como descobrir quem é o fabricante deste chip e, assim, verificar sua qualidade?


Segundo Mike Sebastian, um aficionado por calculadoras, é quase impossível encontrar os manuais técnicos desses aparelhos - principalmente de versões mais antigas. Assim, ele desenvolveu uma técnica forense para descobrir quem é o real fabricante do equipamento.


Obviamente, como ele diz, a forma mais simples seria abrir a calculadora e olhar quem é o fabricante do chip, mas isso nem sempre é possível. Logo, ele descobriu que é possível fazer essa descoberta através da seguinte operação:


arcsin (arccos (arctan (tan (cos (sin (9) ) ) ) ) )


Em teoria, o resultado dessa conta seria 9 - e essa função foi escolhida pelo fato de as teclas sin, cos e tan estarem, em geral, lado a lado -, mas na prática, não é isso que acontece, pois essas máquinas utilizam aproximações para calcular o resultado de funções trancedentais, como as trigonométricas.


Logo, na prática, uma calculadora poderá entregar como resultado um valor entre 0 e 71, conforme visto nessa tabela!


Este já é um indicativo da qualidade da calculadora que está em uso. Quanto mais próximo de 9 o resultado estiver, melhor a calculadora. Resultados estranhos denunciam erros nas aproximações e, embora o instrumento provavelmente faça contas simples com exatidão, ele poderá cometer absurdos quando for tratar de operações que envolvem números irracionais e, assim, deve ser evitado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.