Pular para o conteúdo principal

Minhas (vergonhosas) fotos do eclipse 2017...

No último Domingo, pudemos presenciar um evento astronômico ímpar: um eclipse solar parcial que, por aqui, ocorreu das 9h 44min até aproximadamente meio-dia. Ao contrário das besteiras pseudocientíficas ditas pela astrologia, o evento não possui significado especial algum, mas chama a atenção por não ser algo que se vê todo dia...



Pare registrar este evento, peguei a máscara de solda do meu pai e tentei fotografar o Sol através do meu Moto G 2ª Geração. Infelizmente, descobri, da pior forma possível, que a câmara do aparelho não possui abertura e resolução suficiente para registrar tal fenômeno, que eu estava conseguindo ver perfeitamente através da máscara. Também tentei fazer uma live no Periscope, mas a internet não ajudou: em muitas vezes, o aplicativo dizia que minha conexão era muito lenta e se recusava a conectar. Em outra, o mesmo simplesmente travou. O máximo que consegui foi agrupar 16 espectadores, em um momento em que o eclipse ainda não havia começado.


Eclipse com nuvens


Outro ponto negativo é que, bem na hora do evento, houve um aumento considerável na quantidade de nuvens, como pode ser visto acima, o que dificultou a visualização do mesmo. Felizmente, estas rapidamente se dissiparam.



Já nesta outra imagem, podemos observar, claramente, a Lua encobrindo o Sol, não no círculo verde maior, como era de se esperar, mas em sua refração, mostrada no círculo menor, no lado superior direito do maior. Esta foi a melhor foto que eu consegui tirar :(



Bem na hora do eclipse, eu saí para comprar galeto e, embora o dia não tivesse virado noite, como ocorreu na Patagônia, por exemplo, o dia ficou meio estranho: perto das 11 horas da manhã, quando esta foto foi tirada, não havia brilho no ambiente, tudo estava meio pálido e as sombras estavam enormes.


Enfim, talvez da próxima vez eu tenha um equipamento com qualidade um pouco maior para que eu possa registrar, melhor, esse tipo de evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.