Pular para o conteúdo principal

Cuidado! Seu vizinho pode ser um ateísta!

Ontem no Twitter, vi um post que acabei retuitando e que alcançou uma grande repercussão. A imagem, conforme você pode ver abaixo, parece ter sido tirada de uma revista e faz um alerta grave. Veja o que descobrimos a respeito desse recorte.



Seu vizinho pode ser um ateísta


A tal matéria faz um alerta ao leitor da publicação, para que ele fique atento a uma lista de sinais que possam indicar que seu vizinho seja um ateísta. Dentre esses sinais, estão incluídos: fazer yoga, símbolos maçônicos, leitura de tarot, entre outros.


Pesquisando no Google, podemos determinar que essa imagem é um recorte da revista Apagão: cidade sem Lei/Luz, que parece ser uma graphic novel sobre um blecaute em São Paulo. A publicação teria sido lançada pela Editora Draco, em 2015, segundo informações do Google Books. Uma olhada mais atenta na imagem revela que o quadro foi, de fato, tirado da revista.


Mas o que mais chama a atenção no recorte é a lista de sinais que caracterizaria o vizinho do leitor como um ateu, a qual, por sinal, está completamente equivocada.


Em primeiro lugar, qual a importância do estilo de vida do seu vizinho para você? A menos que ele esteja fazendo algo prejudicial para você e outros vizinhos, você não tem nada a ver com o que ele faz ou deixa de fazer ou acreditar. Será que, então, os cristãos devem ser um bando de fofoqueiros que vivem cuidando da vida alheia? Parece absurdo, mas é o que essa publicação sugere...


Em segundo lugar, a lista de características está completamente equivocada. O ateísmo, em sua essência, significa a característica de não acreditar na existência de um deus ou de qualquer divindade. Hoje, porém, o movimento ateu está mais voltado para o ceticismo e para a Ciência. Os ateus de hoje não apenas não acreditam em deus como também rejeitam veementemente tudo aquilo que possa ser classificado como pseudociência ou sobrenatural.


É o caso dos itens da lista. A Yoga, por exemplo, já foi provada ser pseudociência (e não uma arte milenar). Portanto, é improvável que um ateu contemporâneo a pratique. Da mesma forma, um ateísta não teria por que ler mãos, consultar tarô ou recorrer à astrologia, que é classificada como pseudociência em detrimento da astronomia, esta sim uma ciência de verdade. Essas práticas possuem mais relação com o paganismo do que com o ateísmo.


Quando o autor afirma que dietas vegetarianas são um sinal de ateísmo, ele também mostra desconhecer o próprio cristianismo, pois em Gênesis 1, 29, Deus diz que "toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento", ou seja, a opção por uma dieta vegetariana é mais bíblica do que ateísta. Do mesmo modo, a prática de meditação é utilizada por várias religiões orientais.


Para não nos alongarmos muito nesse assunto, parece que o autor fez um apanhado de tudo aquilo que ele classifica como não sendo cristão e classificou como sinais de ateísmo mas, na verdade, a lista está totalmente equivocada.


"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.