Pular para o conteúdo principal

Como migrar do CyanogenMod para o Lineage OS

Se você acompanha o mundo mobile, deve saber que a popular ROM CyanogenMod acabou no final de 2016 devido a uma decisão empresarial. No entanto, como sempre ocorre com projetos de software livre, alguns entusiastas anunciaram que continuariam com o projeto sob um outro nome: Lineage OS. Isso causou uma reação polêmica da Cyanogen Inc, que acabou desligando seus servidores antes do previsto, possivelmente em retaliação.



Seja como for, o fato é que, se você era um usuário do CyanogenMod, agora provavelmente está com uma ROM desatualizada em seu smartphone e precisa atualizar para o LineageOS. Apesar de o sistema ainda suportar um número bastante reduzido de dispositivos, a equipe promete chegar a mais de 80. Logo, tudo é uma questão de paciência.


Mas se você não quer esperar, a boa notícia é que já existem algumas versões não oficiais disponíveis no site. Porém, a forma de instalação pode confundir quem já está acostumado a instalar ROMs, pois existem dois arquivos. Por isso, antes de meter a mão na massa, preste atenção neste texto!


No meu caso, estou baixando a ROM para o meu celular, um Moto G 2014, que pode ser obtida aqui. Você notará que existem duas ROMs disponíveis: uma experimental e outra nightly. É importante compreender a diferença entre elas!


Como o Lineage é um novo sistema operacional, sua instalação exige uma limpeza completa (wipe) do dispositivo antes de sua instalação. Isso significa que você perderá seus apps instalados e precisará reconfigurá-los, o que é um processo lento e tedioso. Para evitar isso, existe a ROM experimental, para que você possa instalar o Lineage a partir do Cyanogen.


Portanto, se você não quer perder o que já tem no smartphone, deve baixar primeiro a ROM experimental e instalá-la por cima do seu Cyanogen. Ao fazer isso, seu sistema ficará com uma marca d'água, conforme você pode ver na imagem abaixo:


ROM experimental do LineageOS.


Após ter instalado essa ROM, volte ao site do Lineage e baixe a rom Nightly correspondente e instale-a sobre a ROM experimental. Com isso, a marca d'água vai sumir e você terá o seu sistema atualizado. A partir de então, você pode instalar novas atualizações a partir do menu Configurar - Sobre o dispositivo - Atualizações do LineageOS. Não tente instalar a ROM nightly sobre o CyanogenMod, pois isso não vai dar certo.


Algo a se notar é que essa versão não vem com o famoso root, que deve ser instalado separadamente.

Comentários

  1. Obrigado por compartilhar. Vou sair do CyanogenMod e estava preocupado em instalar todos os aplicativos novamente.

    ResponderExcluir
  2. André, o Moto G 1ª geração não possui ROM experimental oficial. Neste caso, terei de atualizar todos os apps?

    ResponderExcluir
  3. Eles acabaram com as ROMs experimentais no começo de Março; agora, só fazendo full wipe :( .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.