Pular para o conteúdo principal

Como acessar configurações avançadas nos novos modems Sagemcom

Desde a última vez que falei sobre como acessar configurações avançadas nos modens da Sagemcom distribuídos pela Oi, as coisas mudaram, e mudaram para pior. Isso porque o usuário admin do modem é, na verdade, um usuário comum e o verdadeiro administrador do equipamento é um usuário chamado super e a forma de acesso a esse usuário mudou.



Antigamente, a senha do usuário super era padrão - e eu a disse aqui. Agora, com base em observações e em comentários no artigo original, parece que a senha deste usuário é diferente para cada modem vendido.


Do ponto de vista da segurança, essa medida é excelente, pois evita que usuários maliciosos possam comprometer o equipamento com bots. No entanto, para o usuário final, que possui algum conhecimento mais avançado ou que deseja liberar portas ou outras configurações para jogos, por exemplo, é mais uma dificuldade. Vamos ver, então, como descobrir a senha do usuário super nos modens Sagemcom.




  1. Anote o usuário e a senha que estão escritos na etiqueta colada atrás do modem. Em geral, o nome de usuário é admin e essa informação está na parte "Configurações de acesso".

  2. Se você estiver usando Windows, abra o prompt de comando e digite ipconfig /all. Se estiver usando Linux ou macOS, abra o terminal e digite sudo ifconfig -a. Em qualquer caso, esses comandos vão lhe dar informações sobre suas conexões de rede. Encontre sua conexão atual e anote o valor que está em Gateway padrão ou em Default gateway. Caso o comando exiba endereços IPv6 e IPv4, como na imagem abaixo, anote apenas o endereço IPv4.


Encontrando o gateway padrão.

  1. De posse dessa informação, abra seu navegador de internet favorito e digite o endereço que você encontrou na barra de endereço do mesmo. Utilize as informações da etiqueta do modem, que você anotou no passo 1, para realizar o acesso.

  2. Uma vez dentro da página de configuração, clique em Gerenciamento - Configurações - Backup e clique no botão Configurações de Backup. Você fará o download de um arquivo chamado backupsettings.conf. Salve-o em um local acessível.


Tela de administração do modem

  1. Abra o arquivo que você baixou em um editor como Bloco de Notas ou Notepad++ e copie o texto que está entre as tags <AdminPassword> e </AdminPassword>. Este texto é a senha criptografada.


Senha criptografada

  1. Agora, vá para este site, cole a senha que você anotou na caixa de texto e clique no botão decrypt. Ignore o último caractere e anote o resultado em algum lugar.


Com isso, você conseguirá acessar o administrador do modem e fazer configurações avançadas no mesmo.

Comentários

  1. Olá Possuo um sagemcom 3284u quanto salvo as configs dele ele salva num arquivo: GatewaySettings.bin
    quando abro no Notepad++ ele fica com uma codificação estranha. queria muito mudar o dns dele. também nao conseguir acessar ele por telnet poderia me ajudar ?
    o código é :

    http://pastebin.com/x8bLqMYV

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Tente abrir o arquivo em um editor hexadecimal ou dê uma olhada nessa ferramenta https://github.com/jclehner/bcm2-utils

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante essa ferramenta, mas não faço ideia de como usar rs
    tem alguma dica ?

    ResponderExcluir
  4. cara tenho 1 modem q recebi da oi modelo amg1302-t15c
    e não acho o firmware dele ajuda por favor

    ResponderExcluir
  5. Olá André, mesmo com o usuário super não estou conseguindo fazer alterações de DNS, depois do reboot ele volta como tava antes. Sabe dizer como proceder? Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Meu modem não acessa nem brincando. Ja fiz todas as combinações de logins e senhas disponiveis. Ate mesmo a que vem atras dele.

    ResponderExcluir
  7. GABRIEL PONTES DE SOUZA22 de março de 2017 10:34

    entrando com o usuario super aqui troquei o dns do moldem, mas ao reiciciar ele volta pra configuração automatica mesmo eu tendo clicado em salvar na hora da configuração

    ResponderExcluir
  8. Voce sabe como colocar ele no modo Bridge, quero usar meu routeador Linksys que e melhor.

    ResponderExcluir
  9. estou falando do novo modelo Fast 2705, quero colocar ele no modo Bridge

    ResponderExcluir
  10. Gilberto de Andrade4 de junho de 2017 13:05

    não consigo acessar o site que vc pede not found..endereco falta dominio

    ResponderExcluir
  11. vlw, deu certinho, tava com bloqueio parcial por atraso, reativei dns agora ta vuando de novo

    ResponderExcluir
  12. Se for o modelo branco, olha atrás do modem, que vem com a senha colada atras, eu também não estava conseguindo.

    ResponderExcluir
  13. Edmarcio Oliveira22 de junho de 2017 08:07

    Parabéns pelo Tutorial André.
    Teria um outro Site pra decodificar a senha?
    O que você indicou está offline.

    ResponderExcluir
  14. Eu consegui decodificar por aqui
    http://crypo.com/online-base64c-cipher.htm

    ResponderExcluir
  15. Boa noite. Espero que possa me ajudar.
    Como coloco este modem em modo bridge para replicar o sinal de outro roteado (sem utilizar o cabo ethernet) ?? Não consegui achar em nenhum lugar e as configurações do 2704 são diferentes.

    Obrigado !

    ResponderExcluir
  16. a senha da etiqueta no meu moden não funciona. fiz hard reset e agora nem a oi sabe qual a senha do modem, pode um negócio desse? sera q tem como mudar a senha sem saber ela via ocmandos telnet?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.