Pular para o conteúdo principal

A prostituição da educação

Sabemos que o estudo é uma fase fundamental do desenvolvimento pessoal e profissional de cada cidadão e, a cada dia, estamos cada vez mais ocupados com diversas tarefas, tanto pessoais quanto profissionais, sobrando menos tempo para cuidarmos de nossas família e vida pessoal. Pior do que isso, é saber que várias pessoas não tiveram a oportunidade de completar seus estudos no tempo correto e estão correndo atrás para recuperar o tempo perdido. Infelizmente, muitas empresas se aproveitam dessa situação.



É o caso deste anúncio, que vi colado em um poste no centro da minha cidade, no dia de ontem:


Ensino Médio ou Fundamental em 4 meses? Em que planeta?


O anúncio promete ao otário estudante completar seu ensino fundamental ou médio em apenas quatro meses. Mesmo que acreditemos na boa vontade da empresa, não dá pra engolir uma proposta dessas.


Não sei como é o método de trabalho, mas duvido que o conteúdo do ensino fundamental, de 9 anos, ou do ensino médio, de 3, possa ser ensinado com qualidade em um prazo tão curto como quatro meses! Nem um cursinho pré-vestibular dura tão pouco tempo!


Considerando-se, ainda, que o público-alvo desse curso sejam adultos que tenham família e que trabalhem durante o dia, eu me pergunto como e em que velocidade serão ensinados os conteúdos de Matemática, de Português, de História, de Geografia e das demais matérias. Mais importante do que isso, eu pergunto o que, após esses quatro meses, será realmente aprendido pelo estudante. Tenho minhas sérias dúvidas se, após realizar esse curso, o aluno estará apto a disputar um vestibular ou um concurso público sem a necessidade de pagar por cursos adicionais.


O pior dessa história é perceber que a borda do cartaz está picotada, o que indica que vários pedestres já pegaram seus cartões, demonstrando interesse.


Infelizmente, a educação está sendo prostituída cada vez mais e os alunos, que deveriam ser os mais interessados em aprender, são os maiores apoiadores dessa triste realidade.

Comentários

  1. Olá, André!

    Nossa! Quando li o título no Twitter não imaginei que ele faria tanto sentido, logo após ver esse anúncio. Já escrevi sobre esse tema algumas vezes e quanto mais penso, menos otimista me torno.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. "Não sei como é o método de trabalho", devia ter buscado se informar, para uma informação mais precisa...
    Anúncios assim tem aos montes de várias formas, mas geralmente se trata de CPA/supletivo, em que você faz um curso para completar, e é bem comum.

    ResponderExcluir
  3. Sou professor do ensino médio técnico no Colégio Estadual Buarque de Nazareth, em Itaperuna-RJ.
    Na minha cidade tem uma escola dessas que ainda por cima se chama Triunfo.

    ResponderExcluir
  4. Prostituição é um tema bastante comum na nossa sociedade!! Andre volto a referir que adoro a foto. Super prostituto em ação ❤ amo te dré

    ResponderExcluir
  5. Não é a busca pela educação que move os adeptos desse tipo de "estudo", outrossim a busca do diploma, a mais pura forma de sucateamento do processo ensino/aprendizagem. Até quando vamos nos curvar a industrialização do saber??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.