Pular para o conteúdo principal

Você recebeu 1 torpedo de voz - o mistério dos telefones 065

Há algum tempo, venho recebendo esse tipo de mensagem misteriosa. Como bom curioso, resolvi investigar do que se trata.


A imagem abaixo é uma captura de tela de uma dessas mensagens:


Mensagem suspeita número 1


Ao total, recebi três mensagens com esse conteúdo apenas nesse mês de Agosto. Na internet, é possível encontrar relatos de pessoas que recebem mensagens como essas todos os dias. Os números que me enviaram foram: 11973235638 - pediu para ligar para 0652120650123, 7199176221, indicando o 0652120650360 e 11941593815, solicitando uma ligação para 06521200713.


Nisso, é possível já perceber algo estranho: todos os números que enviam as mensagens são celulares. No meu caso, dois de São Paulo - DDD 11 e um da Bahia - DDD 71. Todos pedindo para ligar para telefones do Rio de Janeiro - DDD 21. Ora, por que vários números de celular diferentes, de vários lugares do país, pediriam para ligar para um número do Rio de Janeiro, para que a pessoa ouvisse uma mensagem de voz?


Outro ponto estranho é que todos os números começam com 06521. Pela convenção utilizada no Brasil, ao discar para esse ´número,  ligação estará sendo feita através de uma operadora cujo código de discagem é 65. Pesquisando na Wikipédia, descobrimos que a operadora que utiliza esse código é a Fale 65, uma operadora do Rio de Janeiro que atua nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte.


Em Maio do ano passado, o site da Rádio Gaúcha, uma emissora de rádio de Porto Alegre, publicou uma matéria sobre um assunto similar. No texto, é informado que a Anatel estaria investigando indícios de fraude relacionadas a estes números desconhecidos, que iniciam com 065 6520, o que se encaixa nos números atuais.


A reportagem da Gaúcha diz que as pessoas recebem ligações desses números misteriosos e as mesmas caem logo após serem atendidas, mas existem outros relatos. Sites como o Quem Perturba estão repletos de reclamações de usuários sobre esses números. Nesta página, vários usuários informam que, ao ligarem para o número, eles ouvem, de fato, uma mensagem de autoajuda. mas a ligação se converte em um alto custo na conta telefônica!




acabei de descobrir que fui vitima desse golpe, e logo eu que nunca cai em nenhum. Não desconfiei pois recebo todos os anos mensagens de agradecimentos e tal então apenas cliquei no número. Minha supresa veio hj quando puxei a fatura da minha conta da claro e vi uma ligação para um número que não conheço, ligação essa que durou apenas 1m48s e comeu 16,22 reais. Liguei para operadora para saber se a tarifação estava certa e disseram que sim pois foi usado um outro código de operador o que encareceu minha chamada (involuntário). Resolvi pesquisar na Net e descobri que trata-se de um golpe, então farei o que é possível, vou divulgar esse golpe e bloquear esse número no meu celular. Façam o mesmo pessoal, pois essa quadrilha está faturando horrores.



O mais interessante é que, nessa mesma página, um suposto estudante que estaria fazendo uma monografia de marketing informa que os números pertencem a uma empresa chamada pensamentodiario.com, cujo site atualmente está fora do ar. O "estudante" também indica uma página no Facebook cheia de reclamações, que leva a um site que também está fora do ar.


Tentando descobrir um pouco mais sobre a origem dessas ligações, instalei o aplicativo proprietário TrueCaller, que conseguiu pegar o nome de um dos remetentes das mensagens:


Identificação do remetente da mensagem


Pela imagem, podemos ver que uma das pessoas que supostamente enviou um spam para esse número é "Gildivan Moreira de Souza" (acredito que o "Moreirade" tenha sido algum erro de digitação). O interessante é que uma pesquisa no Google por esse nome leva a esta página do Escavador, em que podemos descobrir que uma pessoa com esse mesmo nome é parte de um processo judicial.



Conclusão


Aparentemente, os números 065 são um golpe, em que a pessoa que recebe a mensagem liga para o número, ouve uma tele mensagem e recebe um alto valor em sua conta telefônica por essa ligação. Pelos relatos, podemos inferir que o envio dos SMS é feito de modo automatizado, mas muitas dúvidas ainda permanecem: quem, afinal, está por de trás desses números? Quem é Gildivan Moreira de Souza? Por que os supostos sites das empresas que seriam as donas desses números estão fora do ar? O que a Anatel está fazendo sobre isso?


A reportagem da Gaúcha informa que é possível enviar um e-mail para a Fale 65 solicitando o bloqueio dessas mensagens e ligações e aconselha as pessoas a não retornarem as chamadas.

Comentários

  1. Excelente investigação André, parece que existe uma anarquia no registro de números de telefone/serviços de telefone no Brasil. Já sabíamos de longa data que estamos sujeitos a receber ligações de presidiários, até de dentro de presídios. Mas também existem fraudes disfarçadas de serviços de tele-atendimento, serviço de ajuda, etc., que na verdade são pessoas usando mecanismos para nos cobrar indevidamente. Assusta saber que existem empresas "telecoms" com códigos de operação de ligação à longa distância registradas na Anatel que sequer temos ciência e que, quando descobrimos, nos sentimos à beira de uma nova fraude. Estou surpreso em descobrir nesta página do wikipedia que existem 64 códigos na lista de operadoras de longa distância que, na maior parte, nunca ouvi falar.

    É difícil entender o papel doa órgãos regulamentadores no Brasil. Vou aproveitar para relatar uma situação que passei: recentemente ao receber uma ligação de um número móvel para meu celular no qual fui convocado para ser mesário nas próximas eleições. Isso mesmo, fui convocado pelo TRE-PR por meio de um telefonema! Eu fui atrás e realmente a ligação foi realizada por um funcionário do TRE, e mais, fui até lá e perguntei o motivo das convocações por telefone. Eles explicaram que estão com poucos recursos e que por isso um juiz autorizou que as convocações fossem realizadas dessa forma.

    ResponderExcluir
  2. Convocar mesários por telefone? E ainda tem gente que duvida que esse país é uma piada!

    ResponderExcluir
  3. Acabei de receber essa hoje de manhã:

    https://plus.google.com/+LucasPaixão/posts/88o5Dj4f9wD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.