Pular para o conteúdo principal

Será? Anonymous sequestra PCs da Anatel

Neste final de semana, a internet foi pega de surpresa com uma declaração do Anonymous dizendo que eles haviam sequestrados vários PCs da Anatel com um ransomware e só liberariam a senha quando a agência tomasse uma atitude "e proíba de forma definitiva o limite de franquia para a internet fixa, desejo das grandes operadoras."



No entanto, devemos ter um pouco de ceticismo ante esse fato. Conversando com amigos em um fórum, foram levantadas as seguintes questões:




  • Tudo que temos sobre esse caso é uma declaração do Anonymous no Facebook. Não há nenhuma prova concreta de que tal invasão tenha ocorrido de fato. É a palavra deles contra a de quem quiser duvidar.

  • O comunicado diz que "diversos computadores da Anatel previamente identificados como alvos estratégicos por Anonymous sofreram um ataque de Ransomware". Que computadores são esses? Seriam desktops, servidores ou workstations? Quantos computadores foram atingidos? Como se deu o processo de identificação como alvo estratégico?

  • Qual teria sido o ransomware utilizado no ataque? Será que nenhuma empresa de antivírus já desenvolveu uma vacina contra ele?

  • Finalmente, o que ninguém levou em conta ainda: será que a Anatel não teria um backup das informações desses computadores? Em caso afirmativo, solucionar o problema seria uma questão apenas de reinstalar o sistema operacional e restaurar os arquivos a partir do backup, sem a necessidade de ceder à pressão do grupo cyberativista.


Ou seja, mais uma vez, em uma época em que todos tem acesso à informação, temos de ficar atentos e filtrar as informações que chegam até nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.