Maior demonstração matemática do mundo ocupa 200TB

Segundo o site da revista Nature, a nova maior demonstração matemática do mundo ocupa cerca de 200TB de dados, superando em muito a maior demonstração anterior, de "apenas" 13GB.

A prova, realizada pelos matemáticos Marijn J. H. Heule, Oliver Kullmann, Victor W. Marek tenta resolver o problema booleano dos termos pitagóricos, que é, em essência, similar ao problema das quatro cores. O enunciado do problema diz:

É possível colorir todos os números inteiros de vermelho ou azul. de forma que nenhuma tripla pitagórica de inteiros a, b,c, satisfazendo a^2 + b^2 = c^2 sejam todos da mesma cor?

Teorema de Pitágoras. Fonte: https://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--UW-oPPFE--/c_scale,fl_progressive,q_80,w_800/yzcfu4yguvoyqmhpwdwi.jpg

Recordando as aulas de Geometria, uma trina pitagórica é um conjunto de números inteiros que satisfaz o famoso Teorema de Pitágoras, que diz que o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos catetos. A primeira e menor trina pitagórica é 3, 4, 5; depois, temos 5, 12 e 13 e assim por diante.

O que o problema pergunta, em termos mais formais, é se é possível separar todos os números naturais em dois conjuntos, de forma que nenhum dos dois possua ternos pitagóricos. E a resposta a essa pergunta... é não!

Para chegar a essa conclusão, o trio de pesquisadores teve de trabalhar com todas as combinações possíveis de números inteiros até 7.825 (a resposta era afirmativa até 7.824). No entanto, ao chegarem nesse valor, foi necessário verificar mais de um trilhão de combinações possíveis.

Os matemáticos utilizaram o supercomputador Stampede, com 800 processadores, para chegar à resposta em 2 dias, gerando os 200TB de dados. Atualmente, há uma grande polêmica no mundo matemático se provas geradas por computador podem ser aceitas ou consideradas confiáveis, mas o fato é que essa quantidade de dados é muito grande para ser tratada pelo ser humano.

Quem estiver interessado pode ler o artigo dos pesquisadores aqui.

Com informações do Gizmodo.