Pular para o conteúdo principal

Maior demonstração matemática do mundo ocupa 200TB

Segundo o site da revista Nature, a nova maior demonstração matemática do mundo ocupa cerca de 200TB de dados, superando em muito a maior demonstração anterior, de "apenas" 13GB.



A prova, realizada pelos matemáticos Marijn J. H. Heule, Oliver Kullmann, Victor W. Marek tenta resolver o problema booleano dos termos pitagóricos, que é, em essência, similar ao problema das quatro cores. O enunciado do problema diz:


É possível colorir todos os números inteiros de vermelho ou azul. de forma que nenhuma tripla pitagórica de inteiros a, b,c, satisfazendo a^2 + b^2 = c^2 sejam todos da mesma cor?


Teorema de Pitágoras. Fonte: https://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--UW-oPPFE--/c_scale,fl_progressive,q_80,w_800/yzcfu4yguvoyqmhpwdwi.jpg


Recordando as aulas de Geometria, uma trina pitagórica é um conjunto de números inteiros que satisfaz o famoso Teorema de Pitágoras, que diz que o quadrado da hipotenusa de um triângulo retângulo é igual à soma dos quadrados dos catetos. A primeira e menor trina pitagórica é 3, 4, 5; depois, temos 5, 12 e 13 e assim por diante.


O que o problema pergunta, em termos mais formais, é se é possível separar todos os números naturais em dois conjuntos, de forma que nenhum dos dois possua ternos pitagóricos. E a resposta a essa pergunta... é não!


Para chegar a essa conclusão, o trio de pesquisadores teve de trabalhar com todas as combinações possíveis de números inteiros até 7.825 (a resposta era afirmativa até 7.824). No entanto, ao chegarem nesse valor, foi necessário verificar mais de um trilhão de combinações possíveis.


Os matemáticos utilizaram o supercomputador Stampede, com 800 processadores, para chegar à resposta em 2 dias, gerando os 200TB de dados. Atualmente, há uma grande polêmica no mundo matemático se provas geradas por computador podem ser aceitas ou consideradas confiáveis, mas o fato é que essa quantidade de dados é muito grande para ser tratada pelo ser humano.


Quem estiver interessado pode ler o artigo dos pesquisadores aqui.


Com informações do Gizmodo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.