Pular para o conteúdo principal

Vale a pena comprar um chuveiro eletrônico?

Atualização: com pouco mais de 30 dias de uso, a resistência da ducha Hydra Spot 8T queimou. Desta forma, não recomendo a compra deste produto.


Com a energia elétrica no Brasil cada vez mais cara, o povo está usando sua criatividade para economizar. Muitas famílias já trocaram suas lâmpadas comuns ou econômicas por modelos de LED, mas o chuveiro continua sendo o principal vilão na conta de energia elétrica.



É claro que essa criatividade é, algumas vezes, exagerada. No início de Fevereiro, um vídeo ficou famoso ao mostrar um senhor que substituiu seu chuveiro elétrico por um modelo a álcool, comum na década de 1940. Já outro cidadão projetou um (nada seguro) chuveiro a gás (pelo amor do que você acredita, não faça isso).


Aqui em casa, usávamos uma antiga ducha comum da Lorenzetti que já havia saído de linha. Na semana passada, ela não esquentou a água e eu disse ao meu pai que a resistência havia queimado. Ele deu uma olhada, fez sei lá o quê e a ducha voltou a funcionar, mas logo percebi que o plástico ficava com cor incandescente ao se acionar a água (!) e que a mesma logo voltou a ficar fria. Finalmente, depois de muito tempo, chegara a hora de colocar um modelo mais moderno.


Ducha 8T. Fonte: http://www.casarossi.com.br/Eshop.Admin/imagens/casarossi/Thumbs/TN500_chuveiro-Spot-8-temperaturas.jpg


Na internet, consultei que uma loja local estava vendendo um modelo de ducha eletrônica da Hydra (ex-Thermosystem) por pouco mais de R$ 50,00. Como havia uma loja na minha cidade, eu e meu pai fomos lá comprar o modelo, que estava alguns reais mais caro.


A ducha foi instalada com facilidade no dia seguinte. Posso dizer que ela nos proporciona um banho melhor do que a anterior. Isso ocorre porque as duchas comuns geralmente possuem apenas duas temperaturas: inverno, quando a resistência está completamente ligada, e verão, quando ela não funciona. Há ainda alguns modelos com a posição morno, quando apenas metade da resistência é acionada.


A ducha eletrônica se diferencia das comuns por oferecer uma faixa maior de temperaturas. No caso da Spot 8T, como o nome sugere, são 8 temperaturas diferentes. Isso é vantajoso pois nossos corpos são diferentes. Uma posição inverno, com a resistência completamente acionada, pode ser agradável para um, mas muito quente para outro. Com duchas eletrônicas, a pessoa pode escolher a temperatura mais adequada para si.


Tenho apenas duas reclamações sobre a 8T. A primeira é que nem eu, nem meu pai, conseguimos abri-la. Meu pai queria ver a resistência antes de instalá-la e, mesmo seguindo as instruções do encarte de instruções, não soubemos como abrir a ducha sem danificá-la. Na manhã seguinte, eu e ele voltamos à loja para questionar o vendedor sobre como fazer esse procedimento e nem ele soube como abrir o produto. O resultado foi uma promessa de troca do equipamento, durante o período de garantia, caso a resistência queimasse.


A segunda é que eu percebi que, em algumas situações, o chuveiro emite um clarão ao se mudar certas faixas de temperatura. Pesquisei na internet e vi que há outras pessoas com esse problema. Por precaução, apenas mudo a temperatura com ele desligado.



Sobre a economia de energia


caixa do Spor 8T. Fonte: https://mlb-s1-p.mlstatic.com/ducha-chuveiro-hydra-spot-8t-220-volts-6800wmultitemperatura-18186-MLB20150827196_082014-F.jpg


O grande atrativo dos chuveiros eletrônicos é a prometida economia de energia. No caso do Spor 8T, a caixa diz, em letras garrafais, que ele economiza até 85% de energia (outros modelos da empresa chegam a 91%), o que certamente é um grande atrativo para o consumidor. Mas o cliente precisa prestar atenção em um pequeno detalhe nessa conta.


Consumo do chuveiro Spot 8T. Fonte: http://hydra-corona.com.br/upload/arq/tabeco_spot.jpg


Conforme afirma o site claudioeletrecista.com, na década de 70  os chuveiros tinham uma potência máxima de 3200 Watts, ao passo que hoje temos modelos que chegam a 8000W. O Spot 8T consegue entregar uma potência máxima de 6800W e é nesse ponto que o cliente deve prestar atenção.


Ao lado da caixa, de uma forma bem mais discreta do que os alardeados 85% de economia de sua frente, há uma tabela mostrando a potência entregue em cada uma das cores do seletor e a economia representada. Preste atenção que a economia prometida é em relação ao próprio chuveiro Hydra Spot 8T, e não ao seu chuveiro anterior.


Ou seja, digamos que você tenha trocado um chuveiro antigo de 5000W por esse modelo. Se você usá-lo na potência máxima, 8, você além de não estar economizando, estará gastando 1800W a mais! Se você usá-lo na posição 6, que na caixa diz representar uma economia de 27%, você não estará economizando coisa alguma, pois estará gastando os mesmos 5000W de seu chuveiro anterior!


Ou seja, antes de trocar seu chuveiro comum por um eletrônico, verifique a potência do mesmo e compare-a à da sua ducha atual. Verifique se o novo modelo oferece banhos confortáveis com potências menores e pesquise bastante na internet sobre o modelo que deseja comprar.

Comentários

  1. Troca da resistencia: https://www.youtube.com/watch?v=0V50e_ib2DU

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.