Pular para o conteúdo principal

O quão atualizados estão os sites das FSFs?

Com toda essa polêmica de minha mudança do Software Livre para o Open Source, decidi verificar o nível de atualização dos sites das organizações irmãs da FSF no mundo todo. O resultado é estarrecedor e corrobora, um pouco, com minhas posições.



O site da FSF dos EUA, http://www.fsf.org/, obviamente está atualizado, pois é a organização principal. O site da FSF Europe, https://fsfe.org/index.pt.html, também está relativamente atualizado, com a notícia de capa tendo sido publicada no último dia 2 e um script no rodapé avisando que a última atualização no site foi no dia 9. Alias, sugiro a todos darem uma olhada no site dessa FSF, pois ele possui páginas de projetos interessantes, que eu considero que todos os ativistas de software livre deveriam, no mínimo, apoiar e, se possível, se engajar.


Já o site da FSF Índia, http://www.fsf.org.in/, mostra uma mensagem de erro do Wordpress, sem exibir conteúdo algum. Uma pesquisa no Web Archive revela que o site está com essa mensagem, pelo menos, desde o dia 4 de Novembro. Pesquisa no mesmo site mostra que o CMS anterior era o Plone. Só nos resta imaginar que algo deu errado na migração e que ninguém foi capaz de resolver o problema.


E a nossa querida FSF da América Latina, http://www.fsfla.org/ikiwiki/, pelo menos possui um site funcional, mas que não é atualizado desde 29 de Novembro de 2012. As únicas atualizações mais recentes que vemos no site vem na seção de microblogs e de planeta, que são conteúdos de sites externos. A seção de Anúncios foi atualizada pela última vez em 2012 e a de eventos, em 2013. Quem se guia só por essas seções do site pode pensar que nada aconteceu na cena SL nacional e latinoamericana de lá pra cá. Aliás, o site em si está desatualizado, não é responsivo e pode ter falhas de segurança.


Percebe-se que, coincidentemente, apenas as FSFs dos locais mais economicamente desenvolvidos mantém suas páginas mais atualizadas. O caso da Índia é gravíssimo, pois ao invés de mostrar conteúdo, exibe uma mensagem de erro, maculando a própria imagem do software livre e o da América Latina, nem se fala.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.