Pular para o conteúdo principal

Não, a Globo não inventou o tablet...

Muitas pessoas, em especial jovens, ficam espantadas ao saber que a abertura da novela Explode Coração, exibida pela Rede Globo em 1995 e cuja trama principal falava da internet, então uma novidade no Brasil, mostrava um tablet, gadget que só seria popularizado quase 15 anos depois, com a introdução do iPad.



Se você ficou curioso, clique aqui para assistir a abertura.


Na verdade, em uma rápida análise que fiz da cena, pude identificar outros apetrechos tecnológicos que fazem parte de nossa vida, em 2016, além do famigerado tablet. Confira:


Abertura mostra tela LCD curva e home theather


O famoso tablet com tela touch screen


Holografia e realidade virtual


Invisível na cena, está a tecnologia wireless, que conecta o tablet à internet e que transmite sua imagem para a TV LCD de tela curva. Então, recapitulando, essa abertura de 1995 mostra, de uma vez só:




  • Tela LCD curva

  • Home theather (ou pelo menos suas caixas de som)

  • Tablet touch screen

  • Internet wi-fi

  • Alguma tecnologia sem fio que permite transmitir a tela do tablet para a tela LCD curva

  • Projetor holográfico

  • Realidade virtual, visto que o personagem interage com o holograma.


Tudo isso impressiona aos mais novos. Seria Hans Donner um profeta tecnológico? Bem, não exatamente. Na verdade muitas das tecnologias mostradas na abertura já existiam naquela época.


Tablet PC com Windows 3.11. Fonte: http://e.cdn-hardware.com.br/static/20110125/m1cb6520c.jpg.optimized.jpg


Em relação ao famoso tablet - que muitos dizem ser um iPad, é necessário avisar aos jovens que Steve Jobs não o inventou. A única coisa que a Apple fez com seu iPad foi popularizar a tecnologia, cujas raízes históricas começam no fim da II Guerra Mundial. Além disso, antes do iPad, os tablets eram conhecidos como Tablet PCs, sendo vendidos inclusive com Windows, conforme ilustra a imagem acima. Além disso, em um famoso processo judicial entre Apple e Samsumg, a empresa sul-coreana citou o filme 2001, uma odisseia no espaço, de 1968, como já possuindo uma arte cenográfica que lembra, em muito o dispositivo. Já telas planas e hologramas também existiam naquela época, embora não muito desenvolvidos e a tecnologia sem fio... essa seria apenas uma questão de tempo até surgir.


Portanto, aos nacionalistas de plantão, infelizmente não foi dessa vez que o Brasil entrou para a História como pioneiro da tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.