Pular para o conteúdo principal

Você pode confiar nas explicações da internet?

Hoje, finalmente chegou a gaveta de HD externo que encomendei no Mercado Livre há algumas semanas. Em geral, esse foi um ótimo negócio, pois ao invés de adquirir um HD externo completo que pode custar mais de R$ 300,00 e ainda (segundo vários relatos) falhar quando mais se precisa dele, com o frete gastei ao todo apenas R$ 35,00 e reaproveitei o HD de 320 GB do meu note antigo, mais do que suficientes para os backups que pretendo fazer.


Mas o motivo desse post se deu devido a uma grave constatação que fiz enquanto procurava explicações sobre um fenômeno com a gaveta na internet: não dá pra confiar em todos os tutoriais e explicações disponíveis por aí - o que, aliás, já é de conhecimento de muitos.



Ocorre que esse modelo de case possui apenas uma porta USB 2.0 mas, surpreendentemente, a unidade não funciona nas portas USB 2.0, sendo necessário conectá-la a uma porta 3.0! Muito provavelmente, o motivo de isso acontecer é o fato de a porta 2.0 não entregar a corrente elétrica necessária para o funcionamento do HD.


Tentando embasar essa teoria, comecei a pesquisar na internet e caí nesse post de um dos mais famosos e conceituados fóruns de Informática do Brasil. O que chama a atenção é que o usuário Marceloh220, postando uma resposta quase três anos depois da pergunta inicial, dá uma explicação totalmente desastrosa sobre corrente elétrica.


Esse artigo não tem a finalidade de denegrir esse usuário ou o fórum, mas o de comentar alguns absurdos escritos em seu texto, alertando o leitor de que esse tipo de (des)informação está aí acessível a todos. Acompanhe:




A tensão é a diferença de potencial entre dois pontos, o positivo puxa corrente e o negativo empurra a corrente,



Na verdade, não é bem assim. De acordo com a primeira lei de Kirchoff, a soma correntes de entrada deve ser igual à soma das correntes de saída. Eu não usaria termos como "puxa" e "empurra", pois eles dão a impressão de que existem forças ocultas no positivo e no negativo que realizam essas ações. O mais adequado seria usar termos como "entra" e "sai".




imaginemos uma caixa de agua com uma torneira



Comparar eletricidade com Hidráulica é algo muito apropriado. Continuemos...




Se medirmos essa gravidade em volts



Gravidade. Em. Volts. Isaac Newton deve estar se revirando no túmulo...




temos gravidade 10g negativo empurrando e 10g positivos puxando



Agora o volt tem o mesmo símbolo do grama... O SI se atualiza muito rápido...




(se um empurra e o outro puxa ficará mais fácil arrastar a mesa, então as forças se somam)



O cara deve ter faltado à aula de operação com vetores... acho que a mesa não vai sair do lugar, mas bem...




se você pegar um fio com 10 volts positivos e 10 negativos teremos então 20 volts



Ele também deve ter faltado às aulas de regra de sinais...




terra é o neutro



Eletricistas tendo um infarto em 3, 2, 1...




os fios terras nos aparelhos eletrônicos geralmente são os pretos



De acordo com a NBR 5410, deve ser verde ou verde e amarelo...




Agora que aprendemos (ou não) o que é tensão



Definitivamente, não...




ao tentar fazer qualquer gambiarra procurar um técnico



Procurar um técnico para fazer gambiarra? Seria melhor pegar um para fazer um trabalho bem-feito...


Então, esse pequeno e descontraído texto demonstra quantas besteiras podem estar escritas em textos que lemos na internet. O melhor, ao estudar, é procurar sites de autores renomados e conceituados, que tenham autoridade sobre o assunto.


Mas esse mal não atinge apenas a internet. Muitos livros didáticos, de várias áreas, possuem conceitos mal escritos que, infelizmente, são eternizados pelos professores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.