Pular para o conteúdo principal

Por que o Rio Grande do Sul deveria ter um segundo fuso horário?

Meu pai conta que, quando trabalhava como mecânico, às vezes ele ia para Bagé e, em um dia de Janeiro de algum ano passado, ele presenciou um fenômeno estranho: o relógio marcava cerca de 21 horas, mas ainda era possível ver o Sol no céu.



Essa cena de ficção científica não é algo incomum nos extremos Sul e Norte do planeta Terra. Como o eixo de nosso planeta possui uma inclinação de aproximadamente 23,5º, os dias e as noites acabam tendo uma duração diferente dependendo da época do ano e do local onde se vive.


Solstícios e equinócios. Fonte: https://marcosbau.files.wordpress.com/2011/01/solsticio-e-equinocio.jpg


Pela imagem acima, podemos ver os principais momentos de nosso planeta em relação ao Sol. Em 22 de Junho, os raios solares incidem sobre a Terra em uma posição perpendicular ao Trópico de Câncer. Isso faz com que o dia tenha uma duração máxima no hemisfério Norte e mínima no hemisfério Sul. Essa data, conhecido aqui como Noite de São João, marca, para nós, o início do inverno e é caracterizado pela noite mais comprida do ano. Do outro lado, em 22 de Dezembro, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Trópico de Capricórnio, o que faz com que o hemisfério Sul tenha o dia de maior duração, marcando assim o início do verão. No hemisfério Norte, é o início do inverno.


Em 21 de Março e em 23 de Setembro, os raios solares incidem perpendicularmente sobre o Equador. Isso faz com que o dia e a noite tenham a mesma duração em ambos os hemisférios e marcam, para nós, respectivamente, o início do outono e da primavera. É interessante notar que, em locais próximos à linha do Equador, o dia e a noite sempre possuem a mesma duração (aproximada) todos os dias do ano.


Devido ao movimento de rotação da Terra, uma parte do planeta fica iluminada pelo Sol enquanto a outra fica às escuras. Para padronizar as diferenças entre os horários dos vários territórios do planeta, em 1884 foi realizada uma conferência nos Estados Unidos na qual se acordou que o meridiano de Greenwich, que passa por Londres, seria o de número zero e que, a partir dele, seriam definidos os fusos horários.


Fusos horários. Fonte: http://www.fgienr.net/time-zone/fuseaux.gif


Como nosso planeta é esférico e, portanto, possui 360° e nosso dia possui aproximadamente 24 horas, a cada 15° corresponde um fuso horário. Os fusos horários a Oeste de Greenwich possuem suas horas atrasadas em relação ao fuso deste meridiano e os a Leste, adiantadas.


No entanto, há de se fazer uma distinção: o horário de referência de um fuso horário é o horário do meridiano central do mesmo, ou seja, o horário do fuso horário -3, sob o qual está a Hora Oficial Brasileira, se refere ao meridiano de 45° a Oeste de Greenwich. A "influência" de um fuso horário se dá em uma faixa do seu fuso de referência até 7,5° a Oeste e a Leste do mesmo. Assim, o horário de Greenwich é aplicado de 7,5° W a 7,5° E. Mas é claro que há diferenças entre todas essas localidades, pois, segundo a conta que fizemos, dividindo-se 360° por 24 horas e obtendo 15°, também concluímos que, a cada 1 grau, adiantam-se ou atrasam-se 4 minutos. Logo, alguém que esteja a 7° W estará 28 minutos atrasado em relação a Greenwich, embora seu relógio marque o mesmo horário do meridiano central.


Fusos horários no Brasil. Fonte: http://4.bp.blogspot.com/-gIb_kUwNgW0/UnMKuHfLltI/AAAAAAAADwg/YwmZ3K5xwWg/s1600/Fig+2+-+Brazil+Time+Zone+-+Uptade.PNG



O brasil possui, atualmente, quatro fusos horários. O fuso -2 é adotado pelas ilhas e territórios marítimos; O fuso -3 corresponde à hora oficial de Brasília e abrange os estados das regiões Sul, Sudeste, Nordeste, além do Pará, do Amapá, do Tocantins, de Goiás e o DF. O fuso -4 é adotado por Mato Grosso do Sul, por Mato Grosso, por Rondônia, por boa parte do Amazonas e por Roraima. O fuso -5 é adotado pelo Acre e por 13 cidades do Amazonas.


Perceba, porém, que a zona de influência do fuso -3, que corresponde a 45° W, vai de 52,5° W a 37,5°. Porto Alegre está localizada a 30° 1' 40'' S e 51° 13' 43'' W. Portanto, a capital de nosso Estado está a menos de meio grau de distância do início do fuso horário -4! Mais ainda, além de quase metade do Estado do Rio Grande do Sul estar, de fato, sob o fuso horário -4, nós estamos aproximadamente 6 graus a Oeste distantes do meridiano central 45°W e, portanto, a hora de Porto Alegre está, na verdade, aproximadamente 24 minutos atrasada em relação ao horário de Brasília!


Essa arbitrariedade política é a responsável por causar as aberrações como se ver o Sol se pondo às 9 da noite em municípios como Bagé, que estão sob o fuso horário errado. Mudar o fuso horário do Rio Grande do Sul - ou ao menos inserir um segundo fuso nele, ajudaria a corrigir essas discrepâncias.


No entanto, sabemos que isso não irá acontecer por razões políticas. Voltando ao primeiro mapa, você perceberá que Uruguai e Argentina também adotam o fuso -3, o mesmo do Brasil, embora geograficamente estejam localizados sob o fuso -4. Situação similar ocorre em países como Espanha e Polônia, que adotam o mesmo horário, apesar de estarem em zonas horárias distintas, ou a China, que apesar de toda a sua extensão, adota a mesma hora oficial.


Ter um segundo fuso no RS ainda esbarraria nos interesses políticos e econômicos das elites da região. A programação das emissoras de televisão da fronteira Oeste, por exemplo, deveria ser modificada para se adequar às normas de classificação indicativa.


Ou seja, embora eu defenda que o correto a se fazer seria adotar mais um fuso horário para o nosso Estado, certamente os grandes poderosos não possuem isso em mente.

Comentários

  1. Ah pára bagual comunista! Não reclama das elites. Ver o sol às 21h é um "problema" muito menor que o transtorno e confusão que dividir o fuso em um estado tão pequeno causaria. Tu tá de frescura, teu lhgar é em Pelotas.

    ResponderExcluir
  2. Não moro no RS mas já fui aí, mas acho que o transtorno de dividir o estado em dois fusos horários seriam maior do que deixar com o fuso UTC-3.
    Ter dois fusos para um estado pequeno daria muito mais confusão nos meios de comunicação, comércio, industria, etc que em um mês, iria ter protestos no estado inteiro e logo o governo voltaria atrás da medida.
    Veja na Argentina e no Uruguai usando o mesmo fuso UTC-3 que o Brasil mesmo que geograficamente esteja no UTC-4. Isso mostra a dependência deles com o Brasil e para os negócios de ambos países.

    Enfim, acho que esses fusos existem para servir as pessoas e não as pessoas servires aos fusos, como a Argentina usar o fuso que geograficamente é certo, mas para os seus relacionamentos comerciais com o Brasil, Uruguai podem ser um empecilho muito grande.

    ResponderExcluir
  3. Bahia deveria segundo fuso horário também, na verdade Bahia está quase frente Fernando noroanha notinha na mesma hora. Acredito que Bahia seja pra -2 horas de Brasília junto com Fernando noroanha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.