Pular para o conteúdo principal

Como migrar seu site Wordpress de domínio e de hospedagem

Como tive um problema para renovar meu domínio anterior, precisei registrar um novo. Aproveito essa ocasião para postar um tutorial simples de como migrar seu site Wordpress de domínio e de hospedagem.



Basicamente, esses são os passos a serem seguidos, nessa ordem:




  • Obter as informações de acesso, de banco de dados e de DNS do seu novo provedor de hospedagem;

  • Fazer backup dos arquivos do seu site;

  • Fazer backup do seu banco de dados;

  • Restaurar o banco de dados na nova hospedagem;

  • Restaurar os arquivos;

  • Fazer pequenos ajustes necessários.

  • Configurar o redirecionamento no site antigo.


A parte do backup dos arquivos é muito simples. A maneira mais fácil é criar uma pasta em seu disco rígido, apontar um cliente de FTP (como o Filezilla) para a sua hospedagem atual e baixar todo o conteúdo da pasta public_html, www ou aquela em que está o seu blog para a pasta em que você criou.


Alternativamente, alguns painéis de administração permitem que você compacte os arquivos no servidor. Nesse caso, esse método é preferível, pois haverá uma economia de banda.


Tela de exportação do PHPMyAdmin


Feito o backup dos arquivos do seu site (que, além do Wordpress, incluem as fotos postadas e o tema do site), é hora de copiar o banco de dados. Se sua hospedagem possui o PHPMyAdmin, entre nele, selecione o banco de dados do seu site Wordpress. clique na aba Exportar, deixe marcada a opção Rápida, escolha o formato SQL e clique em Executar. Um arquivo com a extensão .sql será baixado para o seu computador.


Agora vem um detalhe importante: se você estiver migrando de domínio, você precisará alterar as referências ao seu site antigo no banco de dados antes de restaurá-lo. Claro que é possível fazer isso depois de restaurar o banco, mas a maneira que vou mostrar é bem mais simples.


Abra o arquivo .sql que você baixou em um editor de textos como Geany, GEdit, Kate ou Notepad++. Agora, selecione a opção de substituir textos (geralmente disponível no menu Localizar ou pela combinação Ctrl+H). Na caixa Localizar, digite o endereço atual de seu site e, em Substituir por, seu novo endereço. Mande ele substituir todas as ocorrências e salve o arquivo. Você não precisa fazer isso se vai manter o mesmo domínio.


Tela de importação do PHPMyAdmin


Agora, quando você tiver acesso à sua nova hospedagem, acesse o PHPMyAdmin, crie um novo banco de dados e clique na aba "Importar". Na seção "Arquivo a importar", clique no botão "Escolher arquivo", ao lado de "Procure no seu computador" e selecione o arquivo .sql que você baixou e alterou. Em seguida, clique no botão "Executar" e aguarde o término do processo. Com o banco de dados devidamente importado, você pode fechar o PHPMyAdmin.


Agora, abra a pasta com os arquivos da sua hospedagem anterior que você baixou e abra o arquivo wp-config.php no mesmo editor que você utilizou para editar seu arquivo .sql. Modifique os parâmetros DB_NAME, DB_USER, DB_PASSWORD e DB_HOST com aqueles que foram fornecidos pelo seu novo provedor de hospedagem. Salve o arquivo e envie o conteúdo da pasta para o diretório public_html (ou outro indicado) do seu novo provedor. É importante restaurar o banco de dados antes de enviar os arquivos para evitar mensagens de erro devido a falhas de conexão.


Pronto! Em alguns instantes, o upload irá terminar e o seu site estará do mesmo jeito que você o havia deixado. Verifique se todas as imagens estão aparecendo e se você consegue fazer login, postar, comentar e fazer uploads normalmente.


Antes, porém, de dizer adeus ao seu provedor antigo, caso tenha mudado de domínio, é necessário avisar ao Google que seu endereço mudou. Para fazer isso, você pode apagar todo o conteúdo da sua conta na hospedagem antiga e colocar um arquivo .htaccess com um redirecionamento 301 na pasta raiz da hospedagem. Esse post tem um exemplo que você pode copiar.


E pronto! Com isso, todos que acessarem seu site pela URL anterior serão automaticamente redirecionados para o seu novo endereço... pelo menos até que o site saia do ar.


Esse post teve por objetivo mostrar uma forma simples de migrar seu site Wordpress para outra hospedagem. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.