Pular para o conteúdo principal

Symbolab: site mostra resolução passo a passo de problemas matemáticos

Ontem eu postei um artigo perguntando por que as calculadoras comuns não haviam evoluído. Nessa matéria, eu enumerei alguns dos pontos que considero fundamentais para uma calculadora do Século XXI (que ainda não existe). Dentre eles, podemos citar a capacidade de exibir a solução passo a passo de um problema, e não apenas a resposta final.



Apesar de ainda não existir uma calculadora que possua esse recurso, já existem sites que o oferecem. O mais conhecido é o MathWay, mas ele exige que o usuário faça uma assinatura de US$ 19,90 por mês para ter acesso à solução passo-a-passo dos problemas.


Mas se você, nesse tempo de crise, não quer usar seu cartão internacional e gastar quase R$ 80,00 (mais IOF) todo mês, saiba que eu encontrei um site que oferece o mesmo serviço de graça: o Symolab, desenvolvido pela empresa israelense Eqsquest, que se define como "uma startup que foi criada com o objetivo de tornar o conhecimento científico universalmente acessível".


Tela inicial do Symbolab. Fonte: https://www.symbolab.com/public/img/help/home_and_sol_page/homePage1.png


O site oferece recursos não apenas de aritmética e de equações, como também Integrais, Derivadas, Limites e Álgebra Linear. Nesse exemplo, vemos os passos da resolução de uma equação de segundo grau de três maneiras distintas. Já aqui, vemos os passos necessários para a resolução de uma integral, inclusive com gráficos.


O site é bastante intuitivo: as equações podem ser digitadas diretamente ou através de uma tabela de símbolos disponível na página inicial. Um aplicativo para Android também está disponível.


Realmente este é um site interessante que tem muito potencial em auxiliar alunos e professores em relação ao ensino de diversas áreas da Matemática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.