Pular para o conteúdo principal

Afinal, existe uma fórmula matemática para ganhar na mega-sena?

Ganhar na loteria (e, consequentemente, passar toda ou a maior parte da vida sem precisar trabalhar) é o sonho da maioria dos brasileiros (daí pode-se entender o porquê de nosso país ser atrasado em quase todos os aspectos). O jogo é simples: basta escolher seis dezenas de um total de sessenta e torcer para que os números escolhidos sejam sorteados.



No entanto, muitos apostadores acreditam que o jogo seja de "cartas marcadas" ou que exista alguma fórmula ou algoritmo para se acertarem os números que serão sorteados. Com isso, surgem dezenas de métodos "infalíveis" na Internet de como utilizar a Matemática para ganhar na Mega-Sena que, em geral, além de não darem certo, fazem o apostador perder dinheiro.


Ora, pensemos um pouco: se a Mega-Sena fosse um jogo combinado, no qual os vencedores seriam escolhidos com antecedência, não valeria a pena jogar. Afinal, por mais que apostemos, os vencedores já estão pré-determinados.


Bilhete de loteria. Fonte: http://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2015/10/Mega-Sena.jpg


Na outra mão, existem vários sites, blogues e fóruns com fórmulas matemáticas mirabolantes, como os famosos fechamentos, que supostamente permitiriam ao apostador fazer um número mínimo de apostas com uma "garantia" de que uma certa quantidade de dezenas seria sorteada. Infelizmente, os autores desses sites não possuem um conhecimento matemático formal e, assim, acabam cometendo verdadeiras barbaridades lógicas, entregando ao leitor uma receita mágica de bolo, geralmente com um tom conspiratório, sem a menor preocupação em explicar o porquê de aquele sistema funcionar.


Utilizemos a lógica: se existisse uma fórmula matemática que permitisse acertar as dezenas da mega-sena, todos a utilizariam. Logo, o prêmio jamais seria acumulado e, como ele é dividido igualmente, cada um receberia uma quantidade irrisória de premiação. Isso se repetiria em todos os concursos, logo a loteria acabaria.


Infelizmente, a falta de acesso ao conhecimento acadêmico e formal pela maioria da população e a esperança de mudar de vida faz a população acreditar em qualquer promessa, mesmo que ela não tenha fundamento algum. Como exemplo, vamos pegar um parágrafo deste site, no qual o autor afirma:




Essa é outra polêmica, pois não dá para Prever quais as dezenas que serão sorteadas. Na teoria todas as dezenas tem as mesmas chances de sair. Só que, como explicar o fato de algumas dezenas saírem mais que as outras por alguns concursos?



Claramente, podemos perceber que falta ao autor um conhecimento sobre distribuições de frequências, que geralmente é visto no Ensino Superior. No caso, todas as dezenas têm as mesmas chances de sair se considerarmos um jogo isolado. Mas quando consideramos um conjunto de jogos, vemos que as mesmas se comportam de determinada forma. Podemos verificar isso fazendo um histograma, como esse aí em baixo:


Histograma normal - Fonte: https://ljk.imag.fr/membres/Bernard.Ycart/emel/cours/sd/ajhistogramme.jpg


No caso, se fizéssemos um histograma analisando a soma das dezenas sorteadas por jogo, veríamos que o resultado seria parecido com a imagem acima. Dezenas como 01-02-03-04-05-06 ficariam localizadas nas caudas do histograma, ao passo que combinações mais aleatórias se localizariam mais ao centro do gráfico (eu já fiz esse teste), tendo maior probabilidade de serem sorteadas. Além disso, vemos que o autor se contradiz ao afirmar que não é possível prever as dezenas sorteadas, mas ao vender ao leitor uma suposta forma de obtê-la.


Além disso, precisamos nos lembrar de que os jogos de loteria não possuem o "efeito memória", isto é, o resultado de um jogo não depende dos jogos anteriores. Logo, nenhuma técnica que prometa chegar ao resultado de determinado jogo a partir de algum jogo anterior dará certo (ela poderá funcionar em um ou dois casos, mas não para todos, o que matematicamente significa ser falso).


Portanto, ao invés de ficar procurando fórmulas mágicas para ganhar em um jogo de azar, estudem a verdadeira matemática, que é aquela sustentada nas deduções lógicas e formais, bem diferente da decoreba de fórmulas vista nos ensinos Fundamental e Médio. Além disso, invista seu dinheiro em alguma aplicação que lhe garanta algum retorno.


Aos interessados, criei há algum tempo um software chamado Megagen, para estudar as propriedades aritméticas das dezenas sorteadas, mas ainda não tive tempo de prosseguir com minhas pesquisas. O software é livre e pode ser utilizado e modificado por quem tiver interesse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.