Pular para o conteúdo principal

Como criar uma nova ferramenta no Geogebra

O Geogebra é, de longe, o mais conhecido software livre de Geometria Dinâmica. Ele oferece várias possibilidades, o que o torna uma ferramenta adequada para utilização desde o Ensino Fundamental até o Superior. No entanto, muitos de seus recursos úteis e interessantes não são explorados ou utilizados pelos alunos e pelos professores por pura falta de conhecimento dos mesmos.


Um desses recursos é o de criar uma nova ferramenta. Ele permite que o usuário possa construir algo (um polígono, um par de retas, um sólido...) e inseri-lo em uma nova construção pressionando um novo botão na barra de ferramentas do programa. O melhor é que essas ferramentas são salvas no arquivo que está sendo utilizado, não interferindo na configuração global do software, o que permite criar um conjunto de ferramentas diferentes para cada atividade.



Para criar sua ferramenta personalizada, faça o seguinte:


1. Na janela de visualização 2D ou 3D do Geogebra, crie alguma construção, como um polígono.


2. Clique no menu Ferramentas - Criar uma Nova Ferramenta. A janela abaixo vai aparecer:


Janela Nova Ferramenta


Agora, faça o seguinte:


Com a aba Objetos finais sendo exibida, clique no(s) objeto(s) que deverão ser chamados quando a ferramenta for acionada. Neste exemplo, clique no polígono criado no passo anterior. Você também pode selecionar um objeto da lista suspensa e apagar um objeto previamente selecionado clicando em seu nome na lista e clicando no botão x.


Clique na aba Objetos Iniciais. Nessa aba, você deverá selecionar quais são os objetos necessários para que o objeto que você cadastrou na aba anterior seja criado. Em nosso exemplo, se quisermos gerar o polígono a partir de dois pontos, devemos selecionar dois pontos existentes. Nesse caso, em geral o programa já deixa alguns pontos pré-selecionados.


Janela Nome e Ícone


Na aba Nome e Ícone, você pode definir qual será o nome da ferramenta na barra de ferramentas, qual será o comando que poderá ser digitado para invocá-la na linha inferior do programa, um texto de ajuda que aparecerá ao passar-se o mouse sobre seu botão, o ícone que a irá representar e se a mesma deverá ser exibida na barra de ferramentas. Quando terminar, clique em Concluído. A mensagem abaixo, juntamente ao novo botão, deverá ser exibida:


Ferramenta criada com sucesso


Agora, basta testar: insira dois pontos, clique no novo ícone, selecione esses pontos e veja a mágica acontecer.


O menu Ferramentas também esconde outros recursos úteis. No item Configurar Barra de Ferramentas, você pode escolher quais botões irão ou não aparecer em um arquivo, útil para evitar distrações durante a atividade, e em Gerenciar Ferramentas, é possível apagar e exportar as ferramentas que você criou.


Com esse recurso, as aulas de Geometria poderão ficar mais interessantes!

Comentários

  1. Olá, André!

    Uma bela dica. A ferramenta facilita a utilização do applet criado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.