Pular para o conteúdo principal

Afinal, a bússola do Moto G funciona?

Diz o velho ditado que, quando a esmola é demais, o santo desconfia. E eu estava desconfiado do fato de haver vários aplicativos de bússola disponíveis para Android, tanto na Play Store quando no F-Droid. Minha dúvida, especificamente, era se os mesmos eram precisos ou só se baseavam em algum serviço, como localização e GPS.



O fato, porém, é que hoje finalmente pude tirar a prova real: na aula de Física Geral 2, o professor estava demonstrando algumas aplicações do campo magnético e mostrou, através de uma experiência, que é possível orientar a agulha de uma bússola comum através de um par de bobinas submetidos a uma corrente elétrica. Até aí tudo bem, mas bateu aquela curiosidade e quis comprovar o quanto um aplicativo de bússola era preciso.


Após ele ter desligado o equipamento, peguei meu Moto G e acionei o aplicativo Compass. Coloquei o aparelho na horizontal, ao lado da bússola real e comprovei que o aparelho apontava para o Norte, no mesmo sentido da bússola. Isso chamou a atenção do professor, que quis verificar se a bússola virtual também poderia ser manipulada pelo campo magnético.


No princípio, relutei por razões óbvias, mas no final, concordei em deixar o aparelho ao lado do equipamento. O professor o acionou com uma corrente extremamente fraca e... funcionou! A agulha do aplicativo foi deslocada sozinha no mesmo sentido da bússola real, com a vantagem de que esse aplicativo mostrou a medida em graus do ângulo do deslocamento!


A confusão ocorreu na hora de desligar o equipamento físico, pois a bússola do aparelho retornou ao Norte lentamente no sentido anti-horário, ao contrário da bússola real. Acredito que isso deva ter ocorrido devido ao sensor utilizado no Moto G, o Bosch BMC150, que armazena o valor do campo magnético da Terra como números: provavelmente algum erro de programação no software fez com que ele interpretasse o decrescimento desses valores daquela maneira mas, em geral, podemos dizer que, sim, a bússola do Moto G funciona, é razoavelmente precisa e pode ser utilizada em atividades educacionais como essa.



Obs 1: O aparelho não sofreu danos devido à experiência.


Obs 2: Não recomendo que você repita esse procedimento a menos que saiba o que está fazendo e tenha o nível de conhecimento suficiente para tal. Um campo magnético excessivo pode danificar alguns componentes do smartphone.

Comentários

  1. O prof
    Comprei um moto g,e não sei usar e nem sei onde se encontra a bússola do meu cel
    Mr ajude ok? Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A bússola do Moto G (primeira geração) é um dispositivo chamado manetrômetro e fica embutido na placa da tela do aparelho. Normalmente ele é usado como coadjuvante, junto ao GPS, em aplicativos de navegação por GPS. Mas você pode instalar um aplicativo (app) para utilizá-lo como uma bússola, o Professor escreveu lá em cima que utilizou o Compass (bússola em inglês).

    ResponderExcluir
  3. […] este evento, peguei a máscara de solda do meu pai e tentei fotografar o Sol através do meu Moto G 2ª Geração. Infelizmente, descobri, da pior forma possível, que a câmara do aparelho não possui abertura e […]

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.