Pular para o conteúdo principal

Usuários de iPhone são mais inteligentes: verdade ou erro estatístico?

Segundo um artigo publicado no Hardware.com.br, um estudo apontou que usuários de iPhone são mais inteligentes do que os proprietários de telefones inteligentes de outras marcas. O estudo, realizado pela empresa Chikita e publicado pela CNN Money, chegou a essa incrível conclusão após constatar que há uma predominância do telefone da Maçã em regiões universitárias dos EUA e que, em seu primeiro mês de vendas, mais de 60% dos compradores do iPhone 6 e do iPhone 6 Plus ganhavam acima de 75 mil dólares por ano.



Esse é um típico caso de erro de correlação, uma história similar àquela em que um estudo concluiu que o consumo de sorvetes era a principal causa dos afogamentos (tal pesquisa teria sido feita em uma praia, durante o verão...).


Nós sabemos que o preço do iPhone, bem como de todos os produtos da Apple, é elevado (principalmente aqui no Brasil). Logo, é óbvio que a maioria de seus compradores serão pessoas que ganham bem. É claro que isso não significa que ninguém da classe média irá comprar o telefone, mas é mais provável que alguém da classe média alta o compre. Da mesma forma, as universidades nos EUA não são gratuitas e possuem um custo proibitivo para a maioria da população, sendo que, novamente, apenas pessoas com um alto poder aquisitivo poderão cursá-las.


Assim, é um pouco óbvio que o telefone da Apple seja o preferido do pessoal que ganha bem e que cursa as universidades dos EUA: faz parte da realidade social deles. Da mesma forma, também é óbvio que a população de classe média não terá acesso a tais instituições de ensino e irá comprar telefones mais baratos de outros fabricantes.


Com isso, concluir que usuários de iPhone são "mais inteligentes" aparentemente só porque estão em uma universidade é uma viagem até a Lua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.