Pular para o conteúdo principal

Quantos jogos acontecerão na Copa do Mundo 2014?

Para a tristeza ou a felicidade geral do povo brasileiro, a Copa está aí (junto a vários protestos e manifestações). Será um mês jogado fora dedicado ao Futebol, no qual a Seleção Brasileira, cujo praticamente todo o elenco mora fora do país, tentará ganhar a taça pela sexta vez como se isso fosse mudar a vida do trabalhador honesto.


Mas você já parou para contar quantos jogos serão disputados ao todo? Antes de consultar uma tabela, vamos responder a essa intrigante questão usando a Matemática!




Estádios da Copa


A Copa do Mundo da Fifa (dane-se a marca registrada) ocorre em duas fases. Na primeira, oito grupos, de A a H, com quatro seleções cada, jogam entre si. Na segunda fase, ocorrem as chamadas partidas eliminatórias: os dois melhores colocados de cada grupo jogam as oitavas de final, uma série de oito jogos nos quais oito seleções são desclassificadas e as outras oito avançam para as quartas de final, onde quatro seleções vão embora e semifinal. Finalmente, os perdedores da semifinal disputam o terceiro lugar e os vencedores, a segunda e a primeira colocação.


Dito isso, primeiro precisamos descobrir quantos jogos ocorrem na primeira fase. Em cada grupo, existem quatro seleções que jogam entre si. Isso é uma combinação de quatro elementos dispostos dois a dois, que vai resultar em 6 jogos.


Eu salguei a Santa Ceia para ver uma coisa dessas!


Para comprovar, basta ver que o Grupo A é composto por Brasil, Croácia, México e Camarões. Os jogos serão, nessa ordem, Brasil X Croácia,  México X Camarões, Brasil X México, Camarões X Croácia, Camarões X Brasil e Croácia X México. Seis jogos com todas as possibilidades preenchidas.


Se cada grupo tem 6 jogos e temos oito grupos, podemos calcular o total de jogos por 6 X 8 = 48. Portanto, na primeira fase, teremos 48 jogos.


Somemos a esses 48 jogos os 8 das oitavas de final (56), os 4 das quartas de final (60), os 2 da Semifinal (62), a disputa pelo terceiro lugar (63) e a grande final (64).


Portanto, teremos 64 jogos na Copa. Se quiser conferir, baixe essa tabela.

Comentários

  1. Quanto aos estádios, que são 12, foram distribuídos igualmente para os jogos da primeira fase: quatro partidas por estádio. Mas para as fases seguintes, a FIFA fez uma distribuição mais criteriosa.
    As cidades que mais receberão jogos da Copa são Rio de Janeiro e Brasília (7 jogos); depois São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza, 6 jogos em cada; Recife e Porto Alegre, 5 jogos em cada. Curitiba, Cuiabá, Manaus e Natal receberão somente 4 partidas, todas na primeira fase.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.