Pular para o conteúdo principal

Premiê da Ucrânia dá declaração polêmica e comete erro matemático

Acredito que todos estejamos acompanhando os acontecimentos na Ucrânia que, em última análise, poderão levar à Terceira Guerra Mundial. Basicamente, um pedaço daquele país quer fazer parte da Rússia, mas o resto do país não quer deixá-los ir.


Em meio a tanta tensão, sobram declarações polêmicas e a vítima da vez foi a Matemática:


Declaração polêmica do premiê da Ucrânia


Certamente, o que o premiê daquele país quis dizer é que ele não entregará parte alguma de seu território aos russos, mas ao afirmar (ou ao ser incompetentemente traduzido para o Português do brazil) que ele "não cederá um centímetro", ele assassinou a Matemática.



Como já vimos aqui, comprimento, área e volume são, em essência, a mesma coisa, tendo como única diferença o número de dimensões envolvidas. Quando falamos de comprimento, nos referimos a uma única dimensão; de área, a duas e de volume, a três ou a mais.


Ora, se o premiê disse que não vai ceder "um centímetro" à Rússia, ele está se referindo ao comprimento do país: seria como se ele dissesse que não vai ceder qualquer porção do contorno da Ucrânia aos russos.


A declaração - e a manchete - correta deveria ser de que ele "não cederá um centímetro quadrado de seu território à Rússia", pois assim se saberia que ele está, de fato, se referindo à área do país.

Comentários

  1. Verdade, mas... Bem, "saberia-se" não existe (e em Português, Brasil é com S). :-P

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo saberia-se, mas como sou Gaúcho, faço questão de escrever brazil.

    ResponderExcluir
  3. Não seria um centímetro cúbico?

    Afinal de contas, o ar também faz parte do território.

    ResponderExcluir
  4. Ele está falando da fronteira. Um centímetro de avanço em direção à componente normal. Não vejo problemas...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.