Pular para o conteúdo principal

Certiface: mais uma ameaça à nossa privacidade

Como todos já devem ter percebido, muitas das reações aos meus artigos sobre o Ubuntu são de pessoas que preferem trocar suas liberdade e privacidade pelas facilidades oferecidas pela distro. Aparentemente, elas não entendem ou levam a sério quais os verdadeiros riscos que estão envolvidos na utilização de tais tecnologias.


A elas, então, mostro o vídeo abaixo.




Se você ainda está maravilhado com essa "tecnologia", pense no que aconteceria se fosse você no lugar do ator. Acabou-se a nossa privacidade! Agora, como se não bastasse colocar nossos arquivos e informações pessoais na famosa "nuvem", também serão colocadas nossas identificações biométricas, a ponto de podermos ser identificados em qualquer lugar.


Certiface


Mas qual o problema disso, você pergunta? É que, agora, todos os seus passos serão vigiados. Os governos e os administradores do sistema Certiface saberão onde você vai, o que você compra ("CPF na nota?") e aquilo que come ou deixa de comer. Até mesmo empresas de ônibus estão usando identificação biométrica para, supostamente, evitar fraudes e, na prática, manter um histórico dos lugares aonde o cidadão vai ou deixa de ir.


Seria coincidência o logotipo dessa "tecnologia" lembrar em muito o antigo logo do OS X?


Deve ser só paranoia, continuem usando a "nuvem" e entreguem-se ao sistema. Como eu disse, ainda chegará o dia em que esses que se rendem às tendências lamentarão não poderem mais ser livres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.