Pular para o conteúdo principal

Professor usa jogo The Walking Dead para ensinar ética em sala de aula

A utilização de jogos e de outras tecnologias de informação (TIC) na educação não é uma novidade. Muitos professores e instituições utilizam diversos jogos populares, como Minecraft, Angry Birds e Portal, para lecionarem seus conteúdos em sala de aula, mas um professor norueguês resolveu inovar e levou os zumbis para a sala de aula.



Provavelmente, a última coisa que os criadores do jogo The Walking Dead, inspirado nas séries de quadrinho e televisiva homônimas, imaginariam é que o jogo poderia ser utilizado para fins educacionais, mas foi isso que o professor Tobias Staaby conseguiu enxergar em meio a toda aquela matança de mortos-vivos.


Segundo matéria do portal G1, o jogo obriga o jogador a tomar decisões críticas,as quais influenciarão diretamente o desfecho da trama, o que possibilita várias discussões sobre aspectos éticos.


Em sua aula, o game é jogado normalmente até o ponto em que o jogador deve tomar uma dessas decisões. Nesse momento, o jogo é pausado e os alunos votam, anonimamente, na escolha que eles acham mais adequada e a que recebe mais votos é executada. Após, os estudantes discutem o porquê de aquela decisão ter sido tomada e quais suas implicações éticas.


Você pode assistir ao vídeo da reportagem aqui (ative as legendas em Inglês, a menos que possua alguma descendência nórdica). No vídeo, muitos alunos dizem que passaram a entender melhor a matéria após a utilização do jogo.


Fico imaginando se uma atividade dessa fosse desenvolvida no Brazil. Simplesmente não ia dar certo, pois além de os alunos não entenderem o objetivo da aula, a maioria dos professores não está preparada para realizar uma atividade dessas, seja pela falta de tempo de planejamento ou pelo fato de a maioria ser analfabeta digital. Se nem um simples GeoGebra eles sabem usar, quem dirá um jogo como esse.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.