Pular para o conteúdo principal

Bring down the Giant: um clipe para reflexão

O bullying é uma prática recorrente em nossas escolas. Hoje, mais do que nunca, estudantes são abusados e maltratados pelos próprios colegas, tanto de turma quanto de outra série. Não é de se espantar que o assunto esteja em voga nos meios de comunicação em massa.


Tentando descobrir coisas novas, encontrei uma banda chamada Saving Abel e o videoclipe de sua música "Bring down the Giant", algo como "Derrubando o Gigante" ou "Trazendo o Gigante para Baixo", em uma tradução literal.



https://www.youtube.com/watch?v=rkgAym8Bkbk




Clique para assistir, já que o ECAD não deixa por clipes em sites sem pagar pra eles.



O clipe aborda bem a questão do bullying, mostrando um aluno mais fisicamente avantajado que sempre tira vantagem de seus colegas e outro, raquítico, que ajuda suas vítimas. O clímax do vídeo (pare de ler agora se não quiser spoilers) se dá quando o autor dos atos de bullying é confrontado por outro aluno, maior, que o ameaça e o pequeno o defende com uma funda. O vídeo termina com o aluno grandão unindo-se às suas vítimas, tendo aprendido a lição.


Apesar da bela mensagem, o clipe tem alguns pontos bastante questionáveis (e eu não estou falando do guitarrista exibindo seu instrumento com o símbolo da maçonaria ou das cheerleaders em trajes sumários). O garotinho que defende as vítimas de bullying claramente traz uma funda, que é uma arma, para o ambiente escolar. Essa discussão está, atualmente, em voga, devido ao massacre que ocorreu recentemente em uma escola de Newtown.


Antes do vídeo começar, é exibida uma mensagem que diz "A Paz não pode ser atingida através da violência, ela apenas pode ser atingida através do entendimento". Muito bonito, mas aparentemente a banda não levou o lema a sério durante as gravações, visto que o aluno pequeno claramente ia exercer um ato de violência contra o agressor do agressor.


É claro que não podemos deixar de notar que o vídeo, inclusive pelo próprio nome da música, faz referência à luta de Davi contra Golias, mas fica aí a questão para se refletir (e você pode se manifestar nos comentários, se quiser): quem era, afinal, mais violento: o gigante que abusava dos alunos menores ou o pequeno que, aparentemente, os defendia?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.