Pular para o conteúdo principal

Tipos de Amostragem 1: Amostragem não probabilística

No post anterior, nós vimos alguns conceitos importantes em amostragem. Tão importante quanto saber que a amostragem é o processo pelo qual nós escolhemos uma amostra da população é saber que essa escolha pode ser realizada de várias formas, algumas mais eficientes do que outras.



Em relação aos tipos de amostragem, eles podem ser divididos em dois pilares principais: o procedimento de seleção e os critérios de seleção operacional. Aqueles, por sua vez, podem ser probabilísticos, quando não há um mecanismo probabilístico de seleção da amostra ou probabilístico, quando esse mecanismo existe. Já esses podem ser objetivos, que são quando, ao serem utilizados por diversas pessoas, produzem a mesma amostra ou uma amostra de propriedades similares ou subjetivos, que é quando o pesquisador utiliza seus sentimentos pessoais para decidir o que é uma boa amostra.


Homem pensando


Fica evidente que a amostragem não probabilística é totalmente subjetiva, já que se baseia nas decisões pessoais do pesquisador. Por não haver, por causa disso, uma seleção realmente aleatória dos elementos da amostra, sua variabilidade amostral não pode ser calculada com precisão. Em contrapartida, ela se torna barata e mais fácil de ser aplicada.


Os principais tipos de amostragem nao probabilística são:


Amostragem por julgamento: quando o pesquisador eleciona os elementos mais representativos da amostra de acordo com seu julgamento pessoal. Essa amostragem é ideal quando o tamanho da população é pequeno e suas características, bem conhecidas.


Enquete online


Amostragem por conveniência: Aqui o pesquisador simplesmente se utiliza dos elementos mais disponíveis da população. Um exemplo cássico são as famosas enquetes em sites especializados na Internet: geralmente o autor envia convites via e-mail, Twitter ou outra rede social e os interessados se disponibilizam a respondê-la.


Amostragem por cotas: consiste em uma amostragem por julgamento que ocorre em suas etapas. Em um primenro momento, são criadas categorias de controle dos elementos da população e, a seguir, selecionam-se os elementos da amostra com base em um julgamento.

Comentários

  1. Aqueles, por sua vez, podem ser "probabilísticos", quando não há um mecanismo probabilístico de seleção da amostra ou "probabilístico", quando esse mecanismo existe.
    Vc fez os 2 conceitos sobre probalilistico. acho que o primeiro seria do não probailistico, certo?

    ResponderExcluir
  2. preciso muito aprender mas nao tenho quase tempo de estudar...como eu faco?

    ResponderExcluir
  3. Saia do Facebook e vá ler um livro.

    ResponderExcluir
  4. Quando devemos usar a amostragem nao probabilistica?

    ResponderExcluir
  5. Quando devemos usar a amostragem nao probabilistica?
    Usa amostra probabilistica quando você quiser prever um comportamento, tendencia ou antecipar um resultado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.