Pular para o conteúdo principal

Conceitos importantes em amostragem estatística

A amostragem é um dos principais pilares da Estatística e, para bem entendê-la, é necessário esclarecer, de forma simples, alguns de seus principais conceitos.



Uma população é um conjunto de elementos portadores de pelo menos uma característica em comum que tenhamos interesse em estudar. Frequentemente, associamos a palavra população aos seres humanos, mas este não é, necessariamente, o caso. Podemos, sim, estar falando de pessoas, mas nossa população também pode se referir a árvores, a pedras, a gatos ou a um determinado produto em uma linha de produção.


Censo 2010


Já quando ouvimos falar de censo, logo nos lembramos do IBGE e de seus recenseadores batendo a porta de casa em casa. Em Estatística, porém, censo possui um significado mais amplo, sendo o levantamento efetuado sobre toda a população, ou seja, é uma pesquisa onde todos os elementos da população estudada são avaliados, analisados ou entrevistados.


Evidentemente, analisar todos os elementos de uma população pode ter um custo bastante elevado. É justamente para reduzí-lo que são utilizadas técnicas de amostragem. Uma amostra, então, é um conjunto de elementos finitos de uma população em interesse e a amostragem é o processo de escolha dessa amostra da população.


População


Podemos definir, ainda, a unidade elementar, que corresponde ao objeto ou entidade portadora de informação que se pretende analisar e as unidades amostrais, que correspondem a uma ou a várias unidades elementares.


Quando realizamos um estudo estatístico, desejamos responder a perguntas com um nível razoável de precisão.O tamanho da amostra é, assim,a estimativa do número de elementos necessários para atingir essa precisão. É importante que tal estimativa seja bem calculada para que se possa atingir o nível de precisão desejado. Se nossa amostra for muito pequena, corremos o risco de ter falta de precisão nos resultados ou de inviabilizar as generalizações para a população analisada. Por outro lado, se a amostra for muito grande, além do evidente desperdício de recursos utilizados para se fazer a pesquisa, corremos o risco de obter resultados irrelevantes ou que poderiam ser obtidos com a análise de uma população menor.


Uma vez definida nossa população, partimos para o processo de amostragem, que pode ser de vérios tipos, os quais veremos no post de amanhã.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.