Pular para o conteúdo principal

Qual o volume de água do Dilúvio Universal?

De acordo com um livro que nem todos gostam chamado Bíblia, houve uma época em que o Deus judaico-cristãose arrependeu de sua Criação e resolveu exterminar toda a vida na Terra. Para isso, ele mandou que Noé construisse uma arca e, dentro dela, colocasse um casal de animais de cada espécie (menos os dinossauros, talvez porque eles não coubessem) bem como sua família, enquanto Ele inundava nosso pobre e sofrido planeta com uma chuva torrencial.


Enquanto muitas pessoas acreditam que o Dilúvio tenha realmente ocorrido e atingido todo o planeta, outros creem que ele tenha sido apenas uma enchente que atingiu o local onde se passa a história. Mas seria possível que houvesse uma inundação global nos moldes do livro do Gênesis? A Matemática nos dá a resposta!




Primeiro, vamos ver o que a própria Bíblia diz. Segundo Gênesis, capítulo 7, versículos 19 e 20,




As águas engrossaram prodigiosamente sobre a terra, e cobriram todos os altos montes que existem debaixo dos céus; e elevaram-se quinze côvados acima dos montes que cobriam.



Mais adiante, é dito que, após os quarenta dias de chuva, as águas demoraram mais 140 dias para secarem. Muito bem. Agora, vamos a algumas observações numéricas.


A Arca de Noé é descrita como tendo dimensões de 300 côvados de comprimento, 50 de largura e 30 de altura. O côvado, ou cúbito, é uma antiga unidade de medida que correspondia ao comprimento do dedo médio até o cotovelo e, para o povo hebreu, equivalia a 35,4cm. No sistema decimal, isso equivale a aproximadamente 106,2m x 17,7m x 10,62m, o que dá um volume total de quase 20 mil metros cúbicos. Ao analisarmos tais dimensões, ficamos em sérias dúvidas se as mesmas comportariam, realmente, um casal de cada espécie de animal da Terra, mas vamos supor que sim.



De acordo com o livro sagrado, as águas cobriram todos os altos montes que existem debaixo dos céus. O mais alto monte da Terra é o Evereste, que tem uma altura de, aproximadamente, 8850m. Além disso, as águas ficaram 15 côvados acima desses montes. Vamos fazer alguns cálculos: Altura do Evereste = 8850m; 1 côvado = 35.4cm; 15 côvados = 35,4 cm x 15 = 5,31m. Logo, podemos concluir que as águas, durante o Dilúvio, atringiram uma altura de, aproximadamente, 8855 metros!


Mais ainda: como chuveu por 40 dias ininterruptamente, através de uma regra de três podemos inferir que, a cada dia, a água subiu cerca de 221,3m por dia. Se você acompanha os noticiários, verá que, mesmo no inverno, esse valor é absurdo para o período de 24 horas; mais ainda, a água deveria ter caído com tanta força que fatalmente destruiria tudo que estivesse em seu caminho, incluindo casas, árvores pontes e, principalmente, uma arca de madeira de 20 mil metros cúbicos.


Mas vamos continuar! Para calcularmos o volume de água,, vamos utilizar um artifício: o raio da Terra é de aproximadamente 6378 km. Vamos considerar uma esfera cujo raio é a soma do raio da Terra e a altura das águas; vamos calcular o volume dessa esfera e, a seguir, vamos subtrair desse volume o volume da Terra. Obteremos, assim, o volume de água do Dilúvio. Com isso, temos os seguintes cálculos:




Raio total = 6378km + 8,850km = 6386,85km


Volume Total = 4/3 * π * rtotal3 = 1091311568365,339km3
Volume Terra = 4/3 * π * rTerra3 = 1086781292542,889km3
Volume Água = Vtotal - VTerra = 4.530.275.822,45km3

Com isso, somos obrigados a fazer algumas observações críticas: seria possível que aproximadamente quatro bilhões e meio de quilômetros cúbicos - que equivalem a aproximadamente 4,53 x 10^21 litros - secassem em 150 dias? Para isso, seria necessário que mais de 3 x 10^19 litros evaporassem diariamente! E para onde iria toda essa água? Parte dela reotrnaria à Terra.


Portanto, pela Matemática, provamos que o Dilúvio Universal é um evento impossível de ter ocorrido - ao menos, no mundo inteiro. Ou ele foi apenjas uma inundação local ou é mais uma das lendas dos povos antigos.

Comentários

  1. Você vai queimar no inferno, seu ateu, Deus vai te castigar e eu vou rir de você.

    ResponderExcluir
  2. Querido, se você tivesse sido criado desde que nasceu dentro de um cômodo fechado, que não entrasse corrente de ar e não saísse dele para nada e alguém lhe informasse que existe la fora uma força invisível,intocável, chamada vento ( ar) que é capaz de derrubar casas,árvores,carros...........você também o chamaria de louco. Mas já que você foi criado sentindo o vento, me explique como ele é feito ( ´só não vem me falar que é o ar em movimento !. Me explique o que é o ar, como ele é feito, de onde ele vem, como ele pode derrubar uma casa inteira. Olhe nosso planeta flutuando no meio do nada e me explique isso, me explique o sol, enfim tem tantas coisa que vemos e não entendemos!

    Lucas, vamos orar para que DEUS abra o entendimento dele e que o nome dele possa estar no livro da vida.

    DEUS os abençõe.

    Aurélio

    ResponderExcluir
  3. Entender raciocínio lógico é difícil. Acreditar na Bíblia e criticar falando tantas besteiras, é fácil. Fácil demais até, por isso tantos acreditam e repetem as mesmas besteiras.

    Vocês sabem que se somarmos o QI de todas as pessoas do planeta, o resultado é um número negativo? Não é necessário demonstrar.

    ResponderExcluir
  4. Amigo, o Everest não existia naquela época(, isso faz com que os cálculos sejam outros. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. então coloque seus argumentos seu crente de celebro atrofiado.a só não aqueles batido do tipo pra Deus nada é imposivel.

    ResponderExcluir
  6. a quatro mil anos a traz o monte everest existia sim e era bem parecido com o que vemos hoje.

    ResponderExcluir
  7. caro amigo muito boa sua matemática, porém seria mesmo impossivel as aguas abaixarem em 150 dias !!!! porem DEUS é muito sábio e sabe o que faz !!!!! as aguas abaixaram em UM ANO !!!! CONFIRA GENESIS CAPITULO 7 VERSICULO 11 AGORA VÁ ATE GENESIS CAPITULO 8 VERSICULO 14 !!!!!!!!!! AI ESTÁ A RESPOSTA !!!!! bom mesmo seu calculo eu gostei !!!!! creia em DEUS PELO NOME DE JESUS CRISTO ELE É PERFEITO EM TUDO !!!! ACEITE-O AGORA MESMO E SEJA UMA PESSOA CHEIA DA VIRTUDE DE JESUS !!!!! AMÉM !!! CRISTO TE ABENÇOE !!!!!

    ResponderExcluir
  8. Douglas Fernandes10 de julho de 2014 19:26

    " Deus usa as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias. Para muitos tolos, o Dilúvio realmente não passa de lenda mas Misericórdia pois não sabem o que falam... "

    ResponderExcluir
  9. André Machado meu querido, você esqueceu de citar o capitulo 8 de Gênesis onde diz no versículo primeiro; 1."Lembrou-se Deus de Noé e de todos os animais domésticos e selváticos que com ele estavam; DEUS FEZ SOPRAR UM VENTO SOBRE A TERRA E BAIXARAM AS ÁGUAS. 2.FECHARAM-SE AS FONTES DO ABISMO E TAMBÉM AS COMPORTAS DOS CÉUS E A COPIOSA CHUVA DOS CÉUS SE DETEVE". Gênesis 8:1-2.
    Não podemos questionar os designos de Deus, porque Ele é Deus. Jesus te abençoe mais e mais!

    ResponderExcluir
  10. Amigo, matematicamente acham que Deus está errado.
    Mas meu Deus e onipotente.
    Ele faz o impossível.
    "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;"

    1 Coríntios 1:27

    E amigo, Jesus te ama.
    "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

    João 8:32

    Deus te abençoe ;)

    ResponderExcluir
  11. Não sou ateu ou anti-cristão mas mesmo que seja verdade alguma coisa naquele tempo não sabiam de nada em comparação do que sabemos hoje e também existem histórias da bíblia que estão em outras tradições, culturas ou religiões contadas de maneiras diferente por exemplos do Diluvio e do Sansão, sendo que o Diluvio esta em praticamente em todas as culturas tendo sido documentadas mais de 250 em contextos culturais diferentes e Antropólogos dizem que há mais de 1.000.000 de narrativas do dilúvio em povos e culturas diferentes no mundo e na historia de Sansão é praticamente igual a do Hércules apenas com algumas diferenças e historias diferentes!

    ResponderExcluir
  12. Denise Bessa Vasconcellos17 de dezembro de 2014 16:51

    Oi André, até que enfim encontrei alguém que procura argumentar de forma mais científica. Mas acho que há alguns erros nos seus cálculos e comentários.
    1 - Veja bem, acredito que para calcular o volume da terra, seria melhor tirar a média entre o diâmetro na linha do Equador e da linha pólo a pólo, pois diferem em cerca de 43 Km, o que no final dá uma boa diferença.
    2 - Também não vejo porque você inseriu a altura do monte Everest no cálculo, já que o relevo da Terra já deve estar incluído, em média, no seu diâmetro. Acho que você deveria refazer os cálculos retirando essa medida.
    3 - A medida do côvado (distância entre o dedo médio e o cotovelo), se formos considerar a altura de Noé, que segundo vários relatos tinha cerca de 4m, deveria ser em torno de 1m, então, que tal refazer os cálculos utilizando 6.367,8m = raio da terra (médio) + 15 côvados? Sem incluir o monte Everest? Eu fiz os cálculos e cheguei ao resultado: volume de água = 633.403.983,42 km³ (bem inferior ao seu achado).
    4 - Eu acredito que antes do dilúvio o planeta era constituído por um único bloco de Terra pois em Gênesis 1:9 está escrito: “E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.”
    Se isso aconteceu, é possível que o planeta fosse bem mais aplanado e as altas cordilheiras tenham surgido da colisão entre placas tectônicas, que talvez tenham se deslocado mais ativamente justamente por ocasião do dilúvio, quando “No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram – Gênesis 7:11”. Talvez as montanhas mais altas fossem as do Monte Ararate, onde diz o relato que a arca pousou, e provavelmente ela pousou no pico mais baixo, que tem cerca de 3.896m, pois a arca ainda estava imersa quando ao 221º dia após o início do dilúvio (1º dia do 10º mês – Gên.8:5), apareceram os cumes dos montes. (Acredito que foi com base nesse monte que ele mediu o nível das águas).
    5 - – No artigo chamado “Terra”, na Wikipédia, diz no item Hidrosfera - “Se toda a superfície da Terra fosse estendida de maneira uniforme, a água atingiria uma altitude superior a 2,7 km“. Comparado a isso, o que são 15 metros?
    6 – Ainda considerando que o côvado deveria medir cerca de 1 metro, a arca teria então a arca teria três pavimentos com cerca de 15.000m² x 10m de altura cada, num total de 450.000 m³. Considerando que um casal de gado bovino (que é um animal de tamanho médio) consiga ocupar, com certo conforto, uma área de 4m², na arca caberiam, no mínimo 11.250 casais bovinos. E na natureza existe maior quantidade de animais menores do que uma vaca do que maiores. E já que cada pavimento da arca tinha 10m de altura, os animais podem ter sido alojados também verticalmente.
    7 – Ah, você também se enganou quanto a quantidade de dias que as águas levaram para secar, segundo Gênesis 8:14, “no segundo mês, aos 27 dias do mês a terra estava seca”, ou seja, um ano e 10 dias após o ínicio do dilúvio, que durou 40 dias.
    Pensa nisso e depois me diz se estou errada.

    ResponderExcluir
  13. amigo a sua matemaica foi boa , mas leia com mais atençao , e vera no cap 7do ver 10-11 voce ira entender melhor;no cap 8 ver 2 continua falando ; foram 1 ano e 10 dias

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelos cálculos senhor Machado, quanto aos crentes retardados que deixaram as mensagens, eles tentam provar ser verdade que o maldito deus deles matou a toda a humanidade afogada, do mesmo modo que queimou vivas as crianças de Sodoma e Gomorra, e matou a todos os primogênitos do Egito. Só o fato de eles tentarem provar que deus é um maldito assassino, já demonstra o quanto são retardados mentais.

    ResponderExcluir
  15. A biblia tambem diz que 1 ano e como um dia e um dia como 1ano.
    Hoje atravez da ciencia, ja se sabe que nao existe tempo.O tempo foi criado pelo homem para que ele se situasse no tempo.
    Portanto a Biblia mais uma vez esta certa.

    ResponderExcluir
  16. Rogerio Marques De Godoy26 de fevereiro de 2015 14:23

    Você esqueceu de uma matemática que ainda não sabe: as águas dos oceanos estão 22 km de altura devido ao efeito de rotação da Terra, que é chamado de efeito da força centrípeta, isso quer dizer que se a Terra parasse de girar a água invadiria todos os continentes. A sua matemática não contou com essa possibilidade, e também a Terra não é uma esfera totalmente redonda!kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. Lilith, ate seu nome minha filha é ridiculo, retardo é vc respeite a crença dos outros, lave sua boca com ácido antes de falar no nome de Deus. ha tem mais vc mencionou sodoma e gomorra defendendo né sera q vc na época estava lá também sua pecaminosa.

    ResponderExcluir
  18. Quem inventou essa história não contava que a humanidade ia evoluir que a ciências ia desmascara muitas história sem cabimento,só que ele deu sorte que o conhecimento não alcançou a todos ainda sobraram os crente de mente atrofiada que ao invés dê estudar ficam preso em um livro que não serve pra nada aliás só serve para os pastores enganar um bando de gente ignorante.

    ResponderExcluir
  19. Você precisa aceitar à CRISTO!

    ResponderExcluir
  20. Acredito que o tema abordado é ótimo e também bastante polêmico. Somente acho que toda a beleza dada pelo aprofundamento de um assunto tão intenso e estimulante seja interrompida pela troca de "elogios". Pessoas que demonstram tanta inteligência e conteúdo de ambas as partes, se deixarem levar pelo furor momentâneo acabando com toda motivação de participar do debate que poderia ter sido tão enriquecedor. É uma pena!

    ResponderExcluir
  21. Assim como a teoria Humana nao consegue explicar esse fenômeno, também nak conseguimos explicar como o povo da quela época vivia de 300 anos até 969 anos! COMO TAMBÉM não poderiam tinham filhos com mais de 100 anos de idade! Assim também nao podemos explicar como Noé fez aArca! Mas assim como milagres acontecem nos dias hoje, que só deus sabe como aconteceu, esses fenômenos tbm só estam na alcada dele explicar!

    ResponderExcluir
  22. Basta considerar um sistema de contagem diferente do nosso e você terá pessoas vivendo até 700 anos...

    ResponderExcluir
  23. Eu acredito tanto no bíblia, que se ela dissese q foi Jonas q engoliu o peixe eu tbm acreditaria. ..porque o justo não vive por cálculos, mas por fé. ..grande abraço! !!

    ResponderExcluir
  24. Meu caro amigo, esse "maldito Deus", do qual está falando, vai te fazer ficar com mais raiva ainda dele se você não atentar para algumas coisas.
    Primeiro,ninguém teve até agora uma explicação da criação,mas convincente que a bíblia.
    Segundo você como qualquer ser humano, já pensou pra onde vai depois de morrer, porque você querendo ou não um dia ira morrer.
    terceiro, alguns cientistas já afirmaram que só um ser ou algo sobre natural poderia organizar a via lactia, como ela está.
    E o que é pior este "maldito Deus),vai destruir este mundo de novo e agora de uma forma ainda pior, com muito mais gente. Naquela època ele deu a arca e agora deu Jesus seu filho para que todo aquele que nele crer não morra.
    Você ainda tem uma chance.

    ResponderExcluir
  25. Em Dt.29.29, encontra-se um resposta fiel e verdadeira para tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  26. Tem pessoas que se criticarem a crença deles viram uma verá, mas quando se trata de ofender a religião dos outros eles são mestre... E vai uma dica pra vcs que acha q o meu Deus é maldito e a nós "evangélicos" chama de retardados... Vcs não são obrigados a aceitar em nada e muito menos acreditar na bíblia, apenas pesso que se não acreditam não crítica e muito menos ofenda, pq vcs não gostaria de ouvir q toda essa tese errônea de vcs vão levar vcs direto pró inferno!!!! Não ofenda se VCs não gosta de ser ofendido, se vcs não acreditam, não crítica quem crê e confia em um Deus que não erra!!!! Bom dia!!! Deus é fiel e ele ama vcs!!!!

    ResponderExcluir
  27. Um dos defeitos do ser humano e de duvida do poder de Deus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.