Pular para o conteúdo principal

Conectivos lógicos: falando de um forma matematicamente correta

Os conectivos lógicos sãoi palavras que expressam relações entre duas ou mais sentenças. Infelizmente, alguns vícios de linguagem da Língua Portuguesa nos fazem utilizá-los de forma indevida. Além de darmos ao nosso interlocutor uma informação logicamente errada, corremos o risco de errar questões de provas de concursos.


Os principais conectivos lógicos que existem são: Ou, E e Não.


O conectivo Ou torna uma sentença lógica verdadeira se pelo menos uma das sentenças por ele ligadas for verdadeira. Por exemplo: "Pelé é jogador de futebol ou Oscar é jogador de basquete" é uma sentença lógica verdadeira pois é verdade que Pelé é jogador de futebol e é verdade que Oscar é jogador de basquete. Da mesma forma, "Gatos são insetos ou humanos são mamíferos" também é uma sentença logicamente correta, afinal, mesmo sabendo que gatos não são insetos, é fato de que os humanos são mamíferos. Por outro lado, "São Paulo é a capital do Brasil ou Obama é argentino" é uma sentença falsa pois ambas as afirmações são falsas.


Já o conectivo E apenas torna uma sentença logicamente verdadeira se ambas as afirmações forem verdadeiras. Voltando aos exemplos anteriores, "Pelé é jogador de futebol e Oscar é jogador de basquete" é uma sentença verdadeira pois é verdade que Pelé joga futebol e Oscar joga basquete, mas "Gatos são insetos e humanos são mamíferos" é uma afirmação falsa, pois mesmo que humanos sejam mamiferos, não é verdade que gatos são insetos.


O conectivo Não torna uma sentença verdadeira se o que vier depois dele for falso. "Não é verdade que gatos são insetos" é uma afirmação verdadeira pois gatos não são insetos.


O grande problema que ocorre em provas de concursos é que a maioria dos candidatos se esquece ou não conhece esses pequenos detalhes e acaba se confundindo na hora de marcar a alternativa correta, pois todas as alternativas parecem ser verdadeiras. De forma similar, é possível perder-se uma discussão na Internet só por não saber usar corretamente os conectivos. Grande culpada disso é a língua portuguesa.


Por exemplo: se alguém diz "Neste final de semana, vamos à praia ou ao campo", fica subentendido que se a pessoa for à praia, ela não irá ao campo e vice-versa, mas esse pensamento é logicamente errado, pois se a pessoa for à praia E for ao campo, a sentença continuará sendo verdadeira. O correto seria utilizar um conectivo Ou Exclusivo, que torna a sentença verdadeira se apenas uma das alternativas for verdadeira: "Neste final de semana, OU vamos à praia OU vamos ao campo".


Outro problema mais comum é o Não. Você se lembra que o Não nega tudo que vier depois dele? Pois é. Mesmo assim, milhares de pessoas dizem constantemente frases como "Ele não tem problema nenhum". Ora, se o Não está negando a frase "tem problema nenhum", isso significa que o sujeito da oração tem algum problema! O correto seria dizer "Ele não tem problema algum". Igualmente, se você disser algo como "eu não sei de nada", estará afirmando que sabe de alguma coisa. O certo é dizer "eu não sei algo" ou "eu não sei coisa alguma",


Assim, com essa pequena dica, espero ter ajudado-o a falar de forma mais eficiente e logicamente correta. Até!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.