Pular para o conteúdo principal

Posições relativas na circunferência

Em relação a uma circunferência, uma reta pode ser secante, tangente ou exterior.



Dizemos que uma reta é secante à circunferência se ela corta a circunferência em dois pontos distintos:


Uma reta secante à circunferência nos pontos A e B


A reta secante tem a propriedade de ser perpendicular ao raio pelo seu ponto médio:


Propriedade da secanteDemonstração: Seja M o ponto médio da corda AB. Pelo caso LLL, os triângulos OAM e OBM são congruentes, logo OM é perpendicular a AB e, portanto, à reta que contém AB.


Uma reta é tangente à circunferência se a intercepta em um único ponto:


Reta tangente à circunferência


Perceba, neste caso, que a reta possui apenas um ponto em comum com a circunferência e todos os seus demais pontos são externos à circunferência. Assim como a secante, a tangente também possui uma propriedade:  toda reta tangente a uma circunferência é perpendicular ao raio em seu pionto de tangência:


Propriedade da tangenteDemonstração: Se a reta não fosse perpendicular a OA, então teríamos o seguinte: seja M pé da perpendicular à reta por O. O ponto M seria distinto de A. Tomando na semirreta oposta a MA um ponto X tal que MX seja congruente a MA, teríamos que: OM comum, OM perpendicular a AX, MA congruente a MX. Por LAL, o triângulo OMX é congruente a OMA, logo OX seria congruente a OA, portanto OX seria igual ao raio da circunferência e, assim, X pertenceria à circunferência. Logo, a reta interceptaria a circunferência em dois pontos distintos, A e X, o que é absurdo, pois a reta tangente intercepta a circunferência em um único ponto.


Uma reta também pode ser externa a uma circunferência:


Reta externa à circunferência


A seguinte relação é válida: uma reta é secante à circunferência se a distância de seu centro à reta for menor do que o raio; é tangente se a distância entre o centro e a reta for igual ao raio e é externa se a distância for maior do que o raio.


Assim como as retas, também é possível estudar a posição relativas de duas circunferências, onde r1 e r2 são as medidas dois raios e d é o comprimento do segmento de reta entre r1 e r2:


Posição relativas entre duas circunferências

Comentários

  1. eu queria definição e não exemplos, ta dificil achar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.