Pular para o conteúdo principal

Casos famosos de invasão de sinal de TV

Com essa onda de hackers invadindo e derrubando sites do governo e de empresas, eu logo lembrei de uma outra possibilidade: invasão de sinal televisivo. Imagine você estar assistindo televisão quando, de repente, aparece alguém com alguma mensagem.


A ideia não é nova e, pelo que pesquisei, nunca ocorreu no Brasil - ao contrário de invasões de rádios piratas, que muitas vezes atrapalham frequências legitimas. Na ficção, é um recurso recorrente: em V de Vingança, série de quadrinhos que inspirou o Anonymous, o protagonista utiliza-se desta prática para denunciar a corrupção do governo; Em Terra: Conflito Final, Jonathan Doors invade o sinal de uma emissora para revelar que está vivo e que tem evidências de que os Taelons tem segundas intensões. Pesquisando na Wikipedia, eu descobri alguns casos famosos, a maioria ocorreu na década de 80.


Vrillon, do Comando Ashtar


Em 26 de Novembro de 1977, uma voz não identificada interrompeu uma transmissão da Independent Television News e transmitiu uma mensagem de 600 palavras ao vivo, em Inglês, aos telespectadores na zona sul da Inglaterra. A transmissão não pôde ser interrompida e seu autor nunca foi identificado. Por ser necessário uma alta potência para produzir o feito com tanta qualidade - que era e ainda é muito caro na época para reles mortas -, muitos acreditam que a origem do sinal tenha sido extraterrestre.


Assistir


TV Solidariedade


Em Setembro de 1985, quatro astrônomos da Universidade de Torun, na Polônia, usaram um computador doméstico, um circuito de sincronização e um transmissor para sobrepor mensagens favoráveis ao movimento trabalhista Solidariedade nas transmissões da televisão estatal. Em um primeiro momento, eles transmitiram formas geométricas para testar a potência do transmissor e, posteriormente, colocaram as frases "Suficiente aumentos de preços, mentiras e repressões. Solidariedade Torun" e "É nosso dever boicotar a eleição". Os astrônomos, mais tarde, foram capturados e o juiz, reconhecendo seu premiado trabalho na comunidade científica, sentrnciou-lhes à liberdade condicional e ao pagamento de uma multa na época equivalente a 100 dólares.


Assistir


Captain Midnight


Aos 32 minutos do dia 27 de Abril de 1986, o operador de uplink John MacDougall, que também era um quase falido revendedor de parabólicas, resolveu protestar contra sua contratante, a HBO, que estava com uma nova política de cobrança, colocando a mensagem "GOODEVENING HBO FROM CAPTAIN MIDNIGHT $12.95/MONTH ? NO WAY ! [SHOWTIME/MOVIE CHANNEL BEWARE!]" no descanso de tela. Isso alarmou a CVIA, o FBI e muitos afirmavam ser o tal capitão - e que podiam inclusive derrubar o satélite!


Max Headroom


Em 22 de Novembro de 1987, uma pessoa não identificada vestindo uma máscara de Max Headroom invadiu o sinal de duas emissoras de televisão na cidade de Chicago, Illinois. A primeira invasão ocorreu durante a transmissão ao vivo do telejornal da WGN-TV (canal 9) das 21 horas. Durante as notícias esportivas, a transmissão foi interrompida mostrando o vídeo de uma pessoa com uma máscara do personagem, mas sem áudio, apenas com ruídos. O âncora do telejornal chegou a dizer ao vivo "Bem, se você está se perguntando o que aconteceu, eu também", após a emissora retomar o controle do sinal. Nessa mesma noite, um pouco mais tarde, às 11 e 15 da noite, a mesma pessoa invadiu o sinal da WTTW, canal 11, durante a transmissão da série Horror of Fang Rock. O homem, ainda com um forte ruído, continuou dizendo frases aleatórias. A emissora não conseguiu interromper a transmissão.


Assistir


E você, conhece algum outro caso que ficou famoso? Conte nos comentários!

Comentários

  1. Isso me lembra de quando o governo dificulta as comunicações, como o russian woodpecker.

    O que me lembra de um grupo de radioamadores, na europa, para protestar contra o PLC (Power Line Comunication) que gera muita RFI (Radio Frequency Interference, impede comunicação via radio), passaram a transmitir a aproximadamente 4 kW na rede elétrica, na mesma frequência usada pelos modens, acabando com o sistema, tecnologias essas que vão acabar no brazil.

    Com a tv digital é mais difícil, pois usa muito software proprietário e envolve uma série de padrões ainda não muito conhecidos. Na tv analógica para sobrescrever o som era só modular nos últimos 6 MHz do canal. TV digital essa que tem equipamentos tão caros a ponto de acabar com muitas tvs comunitárias.

    ResponderExcluir
  2. É verdade. Basta ver que, aqui no RS, a maioria das emissoras de TV UHF não tem sequer uma previsão para migrar sua tecnologia para o padrão digital e. as que já migraram, estão longe de oferecer sua programação em alta definição. A maioria das pequenas emissoras vai simplesmente fechar. A TVE já era para ter entrado em Julho mas, como sempre, está atrasada.

    Lembrei-me agora que, há algumas décadas, membros de uma resistência ao partido comunista da Polônia (acho) conseguiram colocar mensagens com palavras de ordem durante as transmissões do canal do governo, vou ver se acho e posto aqui.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.