Pular para o conteúdo principal

Que tal uma série de tv sobre crimes cibernéticos?

Após descobrir a existência do projeto da série 3%, eu estive pensando: e se existisse uma série no estilo de CSI que tratasse apenas de crimes cibernéticos? Foi pensando nisso que bolei a ementa de CID: Crimes Cibernéticos (ou Cybercrime Investigation Division), mais uma de minhas ideias fenomenais que nunca vai sair do papel, mas quem sabe se alguma produtora independente não resolve comprar a ideia? (acho difícil)


A série giraria em torno de três agentes da divisão de crimes cibernéticos do FBI ou da Polícia Federal, caso a série se passasse no Brasil. O líder da equipe seria o agente Christopher, um cara que já tem seus vinte anos de experiências na divisão de homicídios e que foi transferido para a CID após ficar abalado com a morte de seu parceiro em uma emboscada. Christopher é um cara grosso e sem modos que não está nem aí para a tecnologia e não entende como ela funciona, achando que a mesma é totalmente dispensável. Seus dois assistentes seriam o agente Morgan, um exímio hacker fanático por software livre e a agente Mirian, que compartilharia das habilidades de Morgan mas é indiferente ao sistema operacional desde que ele funcione. A primeira temporada teria oito episódios; o número de capítulos representaria os bits necessários para formar um byte e, com exceção do primeiro e dos dois últimos, os nomes seriam músicas conhecidas. Segue a sinopse:


1.01 - Piloto : Um poderoso vírus chamado Crusade já infectou cerca de 78% dos computadores da Terra. O vírus poderá deixar o mundo inteiro offline. A equipe CID trabalhará com uma empresa de antivírus para criar uma vacina para a ameaça e descobrir sua origem. Neste episódio, serão apresentados os personagens principais, serão feitas menções à "guerra" Linux vs. Windows e se descobrirá que o vírus começou a ser espalhado no Paquistão.


1.02 - Céu e Inferno (Heaven and Hell - Black Sabbath): a CID investiga um hacker que invade sites de igrejas cristãs e os substitui por páginas com mensagens satânicas (inspirado em um hacker que fez isso o qual não me recordo o nome ;D)


1.03 - Bem-vindo à selva (Welcome to the jungle - Guns'n Roses) - Aluno sobre bullying virtual e a CID descobre que uma briga de gangues está marcada para acontecer no colégio via rede social.


1.04 - Judas (Judas - Lady Gaga) - A CID entra em contato com um grupo de hackers que pode estar envolvido com o vírus Crusade, incluindo um garoto albino de 13 anos. Eles revelam que existem cinco variantes do vírus a solta e que o responsável pelo mesmo está no país. A partir deste episódio, os hackers passarão a trabalhar com a CID.


1.05 - O que você merece (What You Deserve - Theory of a Deadman) - O agente Morgan é obrigado a auxiliar o dono do maior site sobre Windows do país a descobrir quem foi que o invadiu e colocou uma mensagem pró-Linux em sua página inicial.


1.06 - Abra seus olhos (Open Your Eyes - Snow Patrol) - O agente Christopher utiliza de sua experiência na homicídios para investigar o assassinato de três jovens que acessaram um misterioso site antes de morrer.


1.07 - Apocalipse Parte 1 - Uma pane na maior empresa de telefonia do país (Telefônica 2008?) deixa metade da população local sem internet. Os agentes são obrigados a recorrer a tecnologias ultrapassadas, como fax e conexão discada. Os hackers do episódio 1.04 descobrem que a pane foi causada pelo vírus Crusade e que a empresa de energia elétrica é o próximo alvo.


1.08 - Apocalipse Parte 2 - A CID consegue restabelecer a conexão à Internet e descobre uma pista que poderá levá-los ao autor do vírus.


E é isso. Bem simples mas legal. Alguém se dispõe a comprar a ideia e produzi-la? O que acharam?

Comentários

  1. Bem legal, o episódio "Apocalipse Parte 1" é bem "Duro de Matar 4.0"

    ResponderExcluir
  2. Gostei da idéia, tipo. Esse grupo formado para combater o crime virtual, sendo que um deles com aversão a tecnologia atrairia outro tipo de espectador em vez de somente nerds. Acho que uma dose de ação na apreensões estilo duro de matar 4.0 ficaria bom. A equipe falaria algumas coisas técnicas sobre informática estilo os tipos de ataques utilizados pelos criminosos, mas não se estenderia muito para não ficar muito chato para quem não sabe o que significa, imagino algumas partes engraçadas do filme como o agente Christopher tentando anexar um arquivo no e-mail e perdendo a cabeça...

    ResponderExcluir
  3. É a segunda vez que mencionam Duro de Matar 4.0, por que será? O.o

    Realmente, a ideia é que a série não seja um programa de nicho e atraia um público amplo, com cenas engraçadas, como o agente Christopher tirando uma foto da tela e escaneando-a para mostrar à agente Mirian ou no episódio Abra seus Olhos onde eles descobrem um suposto vídeo relacionado e acabam colocando-o no volume máximo e é um screamer.

    Mas o ponto mais interessante com certeza seria a veracidade: não seria como o filme Hackers, os agentes utilizariam ferramentas de segurança reais e dariam dicas (subliminares) de segurança e de privacidade na rede.

    ResponderExcluir
  4. Bacana. Já há algum tempo que tenho matutando numa ideia parecida, mas para escrever um livro. Dependendo da quantidade e qualidade do material talvez até mesmo uma trilogia, o que se cair nas graças de um bom produtor viraria um filme ou seriado sem muitas dificuldades.

    btw: O episódio 1.01 que vc sugeriu foi mais ou menos o enredo que eu tinha imaginado para um dos capítulos.

    ResponderExcluir
  5. Idéia é bastante viável, hoje Executivo de TV (já afastado da T.I) te digo que é vendável SIM.

    MAS ... principalmente se você levar a produtores Americanos.

    Você deve registrar a idéia em INGLÊS IMEDIATAMENTE, e de cara você terá que :

    Esquecer briga windows x linux, não vende anúncio nem dá audiência. Povo quer ver telinha piscando e "invasões" com muita "tecnologia maluca"

    Agências : FBI ou CIA

    Personagens :
    Nerd/hacker Linux substituido por Nerd/Hacker genérico

    Nerd indiferente substituido por Agente GOSTOSA

    Agente com 25 anos de experiência substituido por um cara carismático, experiente que mistura muita tecnologia com experiência de campo/operações

    Tiros !!!

    Alguma coisa envolvendo agentes da China em solo EUA roubando dados (série começa com o roubo dos dados do F-35 ocorrido a algum tempo)

    Esqueça os papos bullying e nerds


    De todos os episódios, este me parece o mais viável e o mais indicado para iniciar a série :


    1.06 – Abra seus olhos (Open Your Eyes – Snow Patrol) – O agente Christopher utiliza de sua experiência na homicídios para investigar o assassinato de três jovens que acessaram um misterioso site antes de morrer.

    ResponderExcluir
  6. Um episódio abordando isso é viável :

    http://online.wsj.com/article/SB124027491029837401.html

    ResponderExcluir
  7. Bom, isso tudo é um rascunho, perceba que nem os roteiros existem ainda, mas se você puder fazer alguma ponte ou manter contato eu agradeço. A Internet está cheia de boas ideias que não tem oportunidade de crescer. []s

    ResponderExcluir
  8. Isso seria MUITO interessante. Acho que vou acabar mudando todo o planejamento.

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da sua ideia. li no linux-br e hj quando vi algo semelhante lembrei da sua ideia. da uma olhada http://www.h-online.com/security/features/CSI-Internet-HQ-1050609.html a sua historia lembra mais um roteiro pra filme. E no episodio 06 que o cara ai em cima gostou, tem um anime que tem como base só esta ideia se nao me engano é Jigoku Shoujo

    ResponderExcluir
  10. A ideia principal e boa, contudo o enredo principal e ruim, acho que pode-se focar em casos reais e como ainda não estamos preparados para a nova realidade, hoje vivemos o velho oeste digital aonde a lei não é eficais, inicia-se agora a adptação do mundo fisico para o virtual, a justiça tentando buscar nas leis atuais formas de utiliza-las em crimes digitais, o senado discutindo leis para o mundo virtual, empresas tentando criar regras limitar nossa liberdade, o marketing viral,a popularização da internet e as mudanças culturais, os novos ricos da internet o perigo de enfrentamos um novo AI5 só que agora voltado para rede computadores . A proposta da serie deve ser em minha opnião algo para refletirmos, acompanharmos e chutarmos em tendencias

    ResponderExcluir
  11. Depois de ler os gostaria de fazer uma observação o que disse e para o mercado, brasileiro o caminho anterior pode ser para norte americano eles compram qualquer merda mesmo

    ResponderExcluir
  12. "Esquecer briga windows x linux, não vende anúncio nem dá audiência."
    Dá anúncio sim, desde que mostre que o Windows é mais seguro que o Linux.
    Ué, desde quando programas de TV falam a verdade? O lucro é muito mais importante!

    ResponderExcluir
  13. @Gustavo
    "Agente com 25 anos de experiência substituido por um cara carismático, experiente que mistura muita tecnologia com experiência de campo/operações"

    Tirou toda o restante de originalidade, já que o principal seria um misto de comédia com experiência em campo, mas não sei se caberia comédia no personagem principal.

    ResponderExcluir
  14. É verdade, se a série fosse ao ar com essa briguinha, logo os executivos da M$ viriam para cima da emissora exigir mudanças no roteiro.

    ResponderExcluir
  15. Infelizmente não tenho intimidade com Diretoria de redes Americanas, pois nossa operação é somente regional, mas sugiro a você entrar em contato com a NEWSCORP. Tenho o contato deles e posso lhe passar em PVT, mas não tenho como lhe abrir nenhuma porta.

    @Riser : Venda o que público quer comprar.
    Carismático é diferente de comédia. Carismático é um cara que causa influência, prende atenção dos outros. Grisson em CSI era um personagem com certo carisma.


    Relativo a temática do seriado :

    Sendo absolutamente pragmático : Qual orgão Americano gastaria dinheiro de impostos para investigar isto ?

    " 1.05 – O que você merece (What You Deserve – Theory of a Deadman) – O agente Morgan é obrigado a auxiliar o dono do maior site sobre Windows do país a descobrir quem foi que o invadiu e colocou uma mensagem pró-Linux em sua página inicial. "

    Americanos não pagam e não querem ver o dinheiro deles aplicado nisso como nação. Apesar de ser um antigo membro do movimento SL também não gostaria de ver o dinheiro dos meus impostos sendo aplicado para isso.

    O telespectador também não se interessa por esse tipo de história a não ser que seja algo cômico como The Big Bang Teory.

    Relativo a tecnologia, o perfil de série envolvendo por exemplo DADOS SECRETOS que poderiam ser obtidos a partir dos destroços do helicoptero que caiu na operação que eliminou o Bin Laden também é interessante.

    Olhe esses links

    http://talktank.wordpress.com/2011/05/29/cyberwar-america-lockheed-martin-corporation-military-contractor-has-top-secret-data-stolen/

    Esse tipo de informação sendo IMPEDIDA de chegar em "cibermãos" erradas também é interessante :

    http://news.scotsman.com/nuclearincidents/France-Secret-data-stolen-from.6670541.jp

    ou algum parceiro dos EUA como o MI5 Inglês
    http://www.zdnet.co.uk/news/it-strategy/2000/03/24/mi5-laptop-containing-top-secret-data-stolen-2077931/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.