Pular para o conteúdo principal

Tutorial: Círculo Trigonométrico no GeoGebra

Neste tutorial, vamos aprender a como criar um círculo trigonométrico animado no GeoGebra.


1. Abra o programa e mantenha a visualização padrão.



2. Precisamos de criar um círculo unitário. Para isso, clique na ferramenta Ponto (a segunda da esquerda para a direita) e clique nas coordenadas (0,0) e (1,0). Caso o rótulo dos pontos não esteja visível, clique neles com o botão direito e escolha Exibir Rótulo. Agora, clique na ferramenta Círculo definido pelo centro e um de seus pontos e escolha o ponto A como sendo o centro e o ponto B como sendo o outro ponto.


Criando o círculo unitário



3. Agora, clique na ferramenta Seletor - a penúltima da barra - e, a seguir, em um local vazio. Marque a opção ângulo, modifique o nome para "a", sem aspas, e deixe o resto como está:


Crie um seletor de ângulo conforme a imagem



4. Clique na seta da ferramenta Ângulo e escolha Ângulo com amplitude fixa. Clique nos pontos B e A e, na janela mostrada, apague o valor do ângulo e digite "a", sem aspas, que é o nome do seletor que criamos no passo anterior. Desloque o ponto do seletor e veja que o valor do ângulo se modifica.



5. A fim de dar um maior acabamento estético ao nosso trabalho, clique na ferramenta Segmento definido por Dois pontos e crie os segmentos AB e AB'.



6. Chegou a hora de criarmos algumas variáveis. No campo de entrada, localizado à parte inferior da janela, digite o seguinte:





cos_a=cos(a)


sen_a=sin(a)


tan_a=tan(a)



Perceba que os valores do cosseno, do seno e da tangente já aparecem na janela de Álgebra e que eles se modificam à medida que você varia o seletor.



7. Clique na seta da ferrammenta Seletor e escolha Inserir Texto. Clique em um local livre. Na janela que se abrir, digite:



"Seno:"+sen_a



Assim mesmo, com aspas no Seno:, um sinal de + e a variável que definimos anteriormente. Repita a operação duas vezes, inserindo, como texto, os valores "Cosseno:"+cos_a e "Tangente:"+tan_a . Alinhe os textos inseridos.
8. Para terminar, clique com o botão direito no seletor do ângulo e escolha Animação Ativada. Observe o ângulo e os valores dos textos inseridos. Em especial, veja o que acontece com o seno e com o cosseno quando o ângulo muda de quadrante.



Se você não conseguiu seguir algum dos passos deste tutorial, clique aqui para baixar o arquivo pronto. Espero que tenham gostado. Utilizem os comentários para postar suas opiniões e sugestões. Até!

Comentários

  1. Odieiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, é um pouco diferente do que vi em http://www.professores.uff.br/hjbortol/geogebra/activities/2007.2/funcoes-trigonometricas.html, mas consegui construir. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como acessar configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

NOVO TUTORIAL: GUIA DEFINITIVO DAS CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS DO SAGEMCOM F@ST 2704N!
Atualização 23/01/2015: Alguns problemas apontados e descobertos nesse modem:
1. Alguns usuários relatam dificuldade em salvar alterações na configuração ADSL;
2. Não sei como acessar os logs do modem; mesmo habilitando, eles não aparecem;
3. Se você trocar o DNS do modem, ele voltará ao da Oi ao ser reiniciado;
4. Estou enfrentando alguns problemas sérios de lentidão. Não sei se isso é relacionado ao modem ou a algum dispositivo na minha rede interna.
-----
Os modens da marca Sagemcom estão se tornando muito populares no Brasil, não, quiçá, por sua qualidade, mas porque eles são os atuais queridinhos das operadoras: quando você assina um plano ADSL, geralmente a operadora envia um modem wireless para sua casa a fim de que você possa navegar sem precisar ter gastos extras com esse equipamento. É claro que os equipamentos fornecidos pelas operadoras são básicos, mas saciam as necessidades dos usuários comuns - …

O Guia Definitivo das configurações avançadas no Sagemcom F@st 2704N

Há alguns meses, eu contei minha experiência com o Sagemcom F@st 2704N e tenho recebido diversos comentários sobre suas configurações avançadas. Agora que minhas aulas na faculdade estão acabando, resolvi reservar um tempinho para explorar melhor esse modem que, diga-se de passagem, é muito bom.